Vazamento de Gás em Casa?

Os cilindros de GLP são comumente usados ​​em lares indianos para cozinhar e aquecer água. O gás usado no cilindro (propano ou butano) é altamente inflamável e um perigo potencial quando vaza de um equipamento defeituoso. Reguladores de gás, mangueiras, vedações e outros componentes de aparelhos de GLP podem funcionar mal ou se desgastar com o tempo e causar vazamentos de gás perigosos. Continue lendo para saber sobre vazamentos de gás, como evitá-los e o que fazer quando seu equipamento vazar.

O que pode causar vazamento de gás em casa?

A principal causa de vazamento de gás em residências é o equipamento defeituoso. Os aparelhos a gás têm vários componentes para regular e direcionar o fluxo de gás para os queimadores. Defeitos de fabricação, danos causados ​​por desgaste ou o componente sendo usado além de sua vida útil nominal podem levar a falhas mecânicas e vazamentos. A mangueira (o tubo que transporta o gás do cilindro para o queimador) costuma ser a primeira a falhar, pois apresenta maior desgaste em suas juntas. Bloqueios no queimador, juntas com defeito e reguladores com defeito também podem causar vazamento de gás. Um vazamento também pode ocorrer durante o cozimento ou aquecimento, quando itens não supervisionados, como leite ou água fervem e derramam no queimador, causando uma chama apagada e deixando o gás escapar.

Por que um vazamento de gás é perigoso?

Existem duas razões principais pelas quais os vazamentos de gás são tão perigosos:

  • Risco de explosão:O GLP é altamente inflamável quando misturado ao ar, mesmo em uma pequena porcentagem. Quando o gás vaza dentro de um espaço confinado, como uma casa, é a receita perfeita para uma explosão se você tiver uma fonte de ignição. Quando dispara, a explosão produz um calor tremendo que pode queimar a pele e incendiar coisas. Outros danos vêm da ‘onda de choque’, que é o ar quente de alta pressão que se move pela casa, expandindo-se para fora. Essa onda de pressão pode danificar os tímpanos e os pulmões e derrubar as pessoas. Ele pode lançar objetos no ar e estourar janelas, causando danos secundários. O resultado são queimaduras, ossos quebrados e ferimentos por estilhaços com perda de vidas em alguns casos. As explosões também podem levar ao colapso de paredes, causando mais danos materiais e ferimentos.
  • Perigo à saúde:Quando inalado em grandes quantidades, o gás pode deslocar o oxigênio, levando à asfixia e morte por hipóxia. Alguns dos sintomas da inalação de gases são tonturas, euforia, perda de coordenação e alucinações. A inalação prolongada na forma de pequenos vazamentos diários pode causar danos ao sistema nervoso, convulsões, depressão, problemas de memória, alterações de humor, etc. Também pode causar danos ao coração, pulmões e rins. Uma consequência secundária da combustão inadequada de gás e ventilação insuficiente é a formação do gás monóxido de carbono, altamente venenoso. O envenenamento por monóxido de carbono é altamente perigoso e fatal em muitos casos, pois não é óbvio quando inalado pela primeira vez. Quando as pessoas inalam o gás, podem ocorrer tonturas, náuseas, dores abdominais e no peito, dores de cabeça e perda de consciência. A perda de consciência pode levar à asfixia e morte.
Por que um vazamento de gás é perigoso?

Como verificar se há vazamento em um cilindro de gás?

Aqui estão quatro maneiras de verificar se o cilindro de gás está vazando:

  1. O sinal revelador de um vazamento no cilindro de GLP é o odor sulfuroso do etil mercaptano. É um composto fedorento misturado ao GLP, pois o gás no cilindro é inodoro. Todo mundo que já usou um fogão a gás deve estar familiarizado com o odor.
  2. Uma liberação repentina de grandes quantidades de gás cria uma nuvem branca e nebulosa no espaço ao redor do vazamento. Evite entrar nesta nuvem, pois pode ser perigoso.
  3. Uma pequena ruptura na mangueira geralmente pode ser ouvida na forma de um leve assobio ou pode ser sentida com a mão quando você passa os dedos sobre a mangueira. Para confirmar, feche a válvula reguladora do cilindro e veja se ela para o vazamento.
  4. Se você tiver uma tubulação de gás e não um cilindro, há um truque fácil para detectar o vazamento de gás GLP. Desligue todos os aparelhos que funcionam a gás. Vá até o medidor de gás e verifique se ainda está funcionando; se estiver, então um dos seus aparelhos está vazando gás.

O que você deve fazer em caso de vazamento de gás?

Embora você possa tomar todas as precauções neste livro para evitar um vazamento de gás, você pode se deparar com um vazamento de gás do cilindro em sua cozinha. Aqui estão os prós e contras para tal situação:

Dos:

  • Fique calmo e não entre em pânico. O pensamento claro é necessário em emergências como essa para que você possa tomar todas as medidas corretas. Sua frieza também impedirá que outras pessoas na casa entrem em pânico e façam algo errado.
  • O primeiro passo é evacuar todas as pessoas da casa, incluindo seus animais de estimação, para que você possa tomar as medidas preliminares.
  • Apague todas as fontes de fogo da casa, incluindo incensos e diyas .
  • Desligue a válvula reguladora. Se você ouvir um vazamento de gás após a válvula ser fechada, é um regulador com defeito. Remova o regulador do cilindro de gás. As válvulas do cilindro embutido fecham-se assim que o regulador é removido e estancam o vazamento. Esta é a melhor maneira de interromper o vazamento de um cilindro de gás.
  • Abra as janelas e portas para permitir a dissipação do gás, ligue para o número de emergência e relate a situação.
  • Se você ainda estiver em dúvida, saia de casa.
  • Caso veja chamas saindo do equipamento, use um pano grande como um cobertor para abafar a chama e cortar o fornecimento de oxigênio. Você pode então prosseguir para remover o regulador do cilindro.

Não é:

  • Não ligue nenhum equipamento elétrico ou ventiladores para acelerar a dissipação de gás. Muitas vezes, os interruptores emitem faíscas elétricas internas que podem causar uma explosão.
  • Não desligue nenhum equipamento que esteja funcionando. Isso também acarreta o risco de uma faísca.
  • Se estiver escuro, não acenda um fósforo ou vela. Use a lanterna do seu telefone.
O que fazer e o que não fazer durante um vazamento de gás

Como prevenir um vazamento de gás?

Estas são algumas dicas sobre como manter seu equipamento e evitar um vazamento de gás:

  1. Conscientizar é o primeiro passo para a segurança. Você e sua família devem estar cientes dos sinais de vazamento de gás e dos fatores que contribuem para isso. Especialmente, as crianças devem estar cientes de como identificar um vazamento de gás e tomar medidas imediatas para se protegerem.
  2. Certifique-se de que haja ventilação adequada na cozinha e banheiro onde você usa queimadores a gás. O equipamento deve ser mantido a uma distância segura do restante, e ventilação adequada deve ser fornecida para que o ar fresco flua.
  3. Faça com que seu equipamento seja inspecionado regularmente por inspetores certificados. Tudo, desde reguladores e mangueiras a queimadores, deve ser inspecionado quanto a desgaste ou defeitos. Da mesma forma, compre equipamento que seja certificado para garantir que não esteja com defeito.
  4. Substitua o equipamento após o término de sua vida útil certificada. Não o use ao longo de sua vida útil especificada.
  5. Ter equipamentos de segurança, como detectores de monóxido de carbono e extintores de incêndio instalados em casa. Os detectores de monóxido de carbono são semelhantes aos detectores de fumaça e disparam quando a concentração atinge os níveis definidos.

Um vazamento de gás é perigoso e deve ser levado a sério. Reconhecer os sinais na hora certa é importante para que o curso de ação correto possa ser adotado para evitar uma tragédia. Com as devidas precauções de segurança e verificações regulares do equipamento, é possível evitar um vazamento de gás.