Como fazer um teste de bateria

O teste da bateria deve ser considerado parte integrante de qualquer rotina de manutenção periódica do veículo e deve ser realizado independentemente de ter ocorrido ou não um problema de partida. Devido ao aumento da demanda elétrica da bateria, poucos avisos são dados antes da falha. A substituição preventiva da bateria pode ajudar a eliminar muitos dos custos e problemas associados a uma bateria descarregada ou no fim da vida útil.

Antes de testar uma bateria, é importante que ela esteja totalmente carregada. Mesmo uma bateria ligeiramente descarregada pode dar uma leitura falsa e considerar a bateria com defeito quando tudo o que é necessário é uma recarga.

Existem muitos tipos diferentes de equipamentos de teste disponíveis. Um testador digital de bateria é a opção preferida, pois é seguro, fácil de usar e oferece um diagnóstico rápido da condição da bateria. Testadores de carga fixa e ajustável, voltímetros, hidrômetros e testadores de descarga também podem ser usados, no entanto, o treinamento correto é necessário antes de usar qualquer um desses testadores para evitar ferimentos pessoais ou danos ao veículo.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Hidrômetro

O estado de carga de uma bateria de chumbo-ácido pode ser determinado pela gravidade específica (SG) do eletrólito (sua densidade em comparação com uma referência como a água). O SG pode ser medido diretamente com um hidrômetro ou indiretamente pela tensão estabilizada com um voltímetro. Observe que a temperatura do ácido afeta o resultado.

Testadores de bateria digital

Os testadores de bateria digital controlados por microprocessador são fáceis de usar, muito seguros e podem ajudar a determinar a falha precoce da bateria. O testador funciona transmitindo um pequeno sinal através da bateria que usa medições de condutância ou resistência (impedância) para indicar a condição da bateria.

A maioria dos modelos fornece testes de bateria, inicialização e carregamento. As opções da impressora permitem que os resultados sejam fornecidos ao cliente.

Testadores de carga ajustável

Os testadores de carga ajustável são um método confiável para determinar a capacidade de partida de uma bateria, pois o teste aplica uma carga real semelhante a quando o motor é acionado. Esta carga, entretanto, cria um risco de faísca se os condutores forem conectados a terminais corroídos ou soltos.

O teste padrão é carregar a bateria a 50% de sua classificação CCA (Cold Cranking Amperes) por 15 segundos. Se a leitura da tensão for acima de 9,6 volts, a bateria está ok. Por exemplo, uma bateria com uma classificação CCA de 600 deve ser testada a 300CCA por 15 segundos.

A interpretação padrão do resultado é que se, ao final do teste de 15 segundos, a leitura da tensão carregada estiver entre 9,6 V e 10,6 V, a bateria é considerada boa. Se o resultado for inferior a 9,6 V, a bateria não está boa e pode não dar partida no motor. É sempre recomendável que você verifique as especificações individuais do fabricante.

Testadores de descarga de taxa constante

Os testadores de descarga são um método simples para verificar a capacidade de uma bateria e geralmente são realizados em baterias de ciclo profundo.

O testador funciona descarregando a bateria em uma corrente pré-definida (Amps) até cair para uma tensão de desconexão pré-definida. A maior preocupação com esse tipo de testador é o tempo que leva para realizar o teste.

Por exemplo, se você estiver testando uma bateria de 100 Ah (Ampere Hora) a 5 Amps, pode levar até 20 horas para concluir o teste.

Carregamento de bateria

Carregar uma bateria de chumbo-ácido é o processo de repor a energia removida durante a descarga, além de EXTRA para compensar quaisquer ineficiências de carregamento. A quantidade de energia necessária para uma recarga completa depende da profundidade da descarga, da taxa de recarga e da temperatura. Normalmente, 110% – 150% dos amperes-hora descarregados, dependendo do tipo de bateria, devem ser devolvidos à bateria para atingir a recarga total.
 

 Segurança primeiro

Antes de tentar carregar uma bateria com um carregador externo, é importante estar ciente das precauções de segurança ao carregar baterias e seguir as instruções descritas pelo fabricante do carregador.

  1. Desligue o carregador antes de conectar, balançar ou remover as braçadeiras do terminal.
  2. Mantenha chamas abertas e faíscas longe da bateria.
  3. Mantenha as tampas de ventilação no lugar.
  4. Carregue em área bem ventilada.
  5. Siga as instruções do fabricante do carregador de bateria para evitar o superaquecimento.

Gases explosivos perigosos são gerados durante o processo de carregamento que podem ser inflamados por uma variedade de fontes, incluindo faíscas, chamas e eletricidade estática. É altamente recomendável usar EPI (Equipamento de Proteção Individual), incluindo óculos de segurança, luvas resistentes a produtos químicos e macacão.  
 

 Selecionando o carregador correto

As baterias de chumbo-ácido devem ser carregadas em 3 estágios; corrente constante (impulso), tensão constante (absorção) e carga flutuante.

Ao escolher um carregador de bateria, é importante selecionar um carregador que forneça a tensão e a corrente de carga especificadas de acordo com o tipo de bateria. Os tipos de bateria Inundada, Absorbed Glass Mat (AGM) e Gel requerem especificações de carga diferentes para fornecer desempenho e vida útil ideais. 
 

Fonte: Reprodução: Pinterest

 Tensão de carregamento (para carregadores manuais)

Monitorar a tensão da bateria durante o carregamento é extremamente importante para reduzir o risco de sobrecarga e verificar o progresso da bateria durante a recarga. Sempre se mantenha dentro dos parâmetros descritos na tabela abaixo. Não fazer isso pode resultar em danos permanentes à bateria.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva