Videoconferência vs transmissão ao vivo: o que é melhor para ensino à distância?

A videoconferência e a transmissão ao vivo têm sido o centro das atenções na educação, especialmente nos últimos meses. Embora ambas as soluções de ensino à distância ofereçam vantagens excelentes, nem sempre são iguais uma à outra. Para cada classe, aluno ou professor, haverá vantagens e desvantagens específicas. 

Continue lendo para descobrir mais sobre videoconferência versus transmissão ao vivo na educação.

Ao decidir como ministrar uma aula virtual ou plano de ensino à distância, as primeiras ferramentas que provavelmente passarão pela sua mente são as ferramentas de videoconferência. Essas são ferramentas colaborativas muito populares que se provaram úteis em um ambiente de negócios. E à medida que você vai mais fundo, você deve estar se perguntando as diferenças entre videoconferência e transmissão ao vivo.

No entanto, antes de pegar essas ferramentas e aplicá-las à educação online, vale a pena se perguntar se você já considerou a transmissão ao vivo. Quer você seja um estudante ou um educador, está claro que a transmissão ao vivo está se tornando rapidamente uma ferramenta de ensino popular. A única questão que permanece: qual ferramenta de ensino é certa para sua sala de aula e seus alunos? Vamos dar uma olhada em algumas das vantagens, desvantagens e diferenças entre videoconferência e transmissão ao vivo.

Os benefícios das comunicações de vídeo

Em geral, há um pouco de sobreposição quando se trata das vantagens que a transmissão ao vivo e a videoconferência trazem para a educação. Por exemplo, a capacidade de alcançar alunos em locais remotos ou aqueles que não têm a sorte de ter acesso à sala de aula tradicional. Ele também oferece a conveniência de acesso, de forma que esteja você preso em casa ou no trânsito, não terá que se preocupar em compensar ou perder uma aula. Contanto que você tenha uma conexão de internet decente. 

Corte de custos

Tanto a transmissão ao vivo quanto a videoconferência ajudam a economizar tempo e dinheiro de escolas e alunos. A maioria dos alunos e professores já possui tudo o que precisa para laptops ou smartphones de comunicação de vídeo. Portanto, no final do dia, embora as escolas possam economizar dinheiro em espaço e material escolar, os alunos podem economizar tempo e dinheiro em custos como transporte.

É importante gerenciar a lacuna de tecnologia, no entanto, especialmente para o aprendizado remoto.

Informação na ponta dos dedos

Imagine que você é um professor de ciências, mas agora pode convidar um especialista em uma área específica para uma sessão de perguntas e respostas ou para fazer uma pequena apresentação. Talvez você esteja em uma área sem acesso a museus ou zoológicos impressionantes, mas com transmissão ao vivo, você pode mostrar sua sala de aula em zoológicos nacionais bem renomados. De repente, seu material de ensino aumentou dez vezes.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Quando é a melhor videoconferência?

A educação é mais do que apenas aulas. É também sobre a colaboração entre colegas e comunicação eficaz com os professores. A videoconferência é ideal para colaboração em ensino à distância. Seus recursos são ideais para comunicações rápidas e claras com um pequeno grupo de pessoas. 

Comunicação de duas vias

A videoconferência funciona conectando dois ou mais computadores para comunicação direta. Isso permite que várias pessoas compartilhem bate-papos de áudio e vídeo livremente e de uma maneira mais natural. Obviamente, também permite recursos que não estão disponíveis em conversas ao vivo, incluindo a capacidade de desligar a câmera ou silenciar o microfone. 

Mas também como uma conversa real, há um limite máximo de quantas pessoas podem participar. Na verdade, qualquer coisa com mais de 6 a 10 pessoas fica confusa muito rapidamente. 

Compartilhamento de tela múltipla

Como grande parte do trabalho que fazemos atualmente é digital, pode ser muito útil compartilhar a tela de alguém. Isso é especialmente verdadeiro para tarefas acadêmicas que requerem processamento de dados ou mídia. E enquanto a transmissão ao vivo permite que o professor compartilhe sua tela, uma das maiores vantagens da videoconferência é a capacidade do aluno de compartilhar sua tela. Isso significa que os alunos podem colaborar com os colegas ou obter orientação extra do instrutor. 

Mas, novamente, isso nem sempre é necessário. E em grupos grandes, pode ser muito perturbador. Portanto, este também é um recurso reservado para trabalho em grupo ou horário de expediente online.

Agilidade sob demanda

A videoconferência é uma ferramenta de comunicação muito ágil. É tão rápido e fácil quanto um telefonema ou mensagem de texto para entrar em um chat de vídeo, bater um papo e se comunicar conforme necessário e seguir seu caminho. Isso o torna ótimo para fazer, ou responder, perguntas rápidas entre apenas alguns alunos que precisam. 

E embora a qualidade possa cair significativamente, também é possível entrar em um chat de vídeo em grupo em dispositivos móveis. Esteja pronto para mastigar muitos dados móveis, mas é uma maneira fácil de abrir as comunicações onde quer que esteja.

Quando é a melhor transmissão ao vivo?

A transmissão ao vivo é relativamente recente no mundo do aprendizado remoto. Popularizado com influenciadores de mídia, especialmente na indústria de jogos, a transmissão ao vivo demonstrou uma capacidade incrível de compartilhar conteúdo de vídeo ao vivo para um público amplo. Esse meio é a escolha ideal para professores ministrarem palestras e conteúdo para grupos grandes e espalhados.

Alcance um público maior

Embora os grupos menores de videoconferência sejam ideais para alguns, a transmissão ao vivo possui uma clara vantagem de alcançar mais pessoas ao mesmo tempo. A transmissão ao vivo permite que você alcance centenas, milhares ou mais alunos em potencial rapidamente com apenas alguns cliques. 

Isso pode ser especialmente benéfico se você for um professor que está dando aulas gratuitamente ou se seu objetivo for simplesmente obter o máximo de exposição possível. Mas mesmo se você estiver ensinando para uma classe agora padrão de 40 alunos, a transmissão ao vivo é uma opção muito melhor. 

Fonte: Reprodução: Pinterest

Acessibilidade

Outro benefício que você encontrará com a transmissão ao vivo é o compartilhamento instantâneo. Mesmo após o término de uma aula, é normal que as gravações automáticas sejam salvas e os alunos tenham a capacidade de revisitar as aulas que foram aprovadas. 

Relacionado à acessibilidade também está o fato de que, como a transmissão ao vivo é hospedada em um serviço de terceiros, nenhuma conexão pode prejudicar a comunicação do grupo inteiro. Cada pessoa se conecta individualmente, incluindo o professor, o que significa que há menos lag e um vídeo mais claro. 

Aprendizagem em movimento

Outra grande diferença é a capacidade dos alunos de visualizar as aulas enquanto estão em trânsito. Com a transmissão ao vivo oferecendo uma maneira de transmitir informações com menos largura de banda, é mais fácil conectar-se a partir de um telefone celular ou dispositivo móvel, enquanto a videoconferência pode sobrecarregar seu computador. 

Normalmente, também é esperado que você esteja em um local adequado, talvez mais silencioso, adequado para videoconferência. Durante a transmissão ao vivo, é mais fácil simplesmente ouvir, então pode ser mais fácil para os alunos ver os materiais das aulas enquanto estão no ônibus ou na cama. 

Videoconferência vs transmissão ao vivo: o que é?

No final, a decisão de videoconferência versus transmissão ao vivo se resume ao que você está usando para realizar a ferramenta. 

A videoconferência é a melhor ferramenta para colaboração. Com sua comunicação bidirecional, compartilhamento de várias telas e facilidade de configuração, é ideal para pequenos grupos que precisam se comunicar de forma rápida e eficiente para as aulas. No entanto, seus requisitos de alta largura de banda e múltiplos canais de comunicação não são escaláveis ​​para grandes grupos de participantes. 

A transmissão ao vivo é a melhor ferramenta de ensino. Uma transmissão ao vivo é muito mais escalonável para grandes grupos em termos de acessibilidade e mobilidade, graças aos formatos simplificados e ao uso reduzido de dados. No entanto, a transmissão ao vivo são inerentemente limitada na forma como os participantes podem colaborar com o apresentador e entre si, então, embora funcione muito bem para palestras e aulas em grande escala, não funciona muito bem para colaboração em equipes menores.

Idealmente, um programa de ensino à distância eficaz incluiria elementos de videoconferência e transmissão ao vivo em diferentes pontos da aula. Nenhuma das ferramentas é mágica, mas juntas podem ajudar a resolver muitos dos problemas enfrentados por alunos remotos.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media