Vídeo conferencia: entenda o que é e se é a solução ideal para você

Como uma empresa com agências em diferentes localidades pode atender reuniões frequentes entre os conformidades Afinal, o custo para oferecer todos os colaboradores ao justamente local é de alvorotar qualquer gestor! Graças a videoconferência, isso se tornou uma dedicação a menos.

Esta tecnologia adjudica pessoas de diferentes locais e permite que elas consigam se reunir, ver uns aos outros e conversar em oportunidade real mesmo sem estarem fisicamente na mesma aula.

O que é videoconferência?

Videoconferência é exatamente o que as duas palavras que compõem este nome acarretem: uma conferência por vídeo. Desta forma, duas ou mais personalidades se conectam por meio de um aplicativo de videoconferência e conseguem conversar por vídeo em época real.

E não é um recurso difícil de usar. Você determinará somente de desktop, tablet ou celular com acesso à internet e, é claro, a ferramenta de videoconferência escolhida para fazer agregado online. Mas como funciona uma videoconferência Este tipo de sala de junção online pode ser ordinário de duas maneiras:

  1. Quando somente dois dispositivos estão conectados na videoconferência, esse sistema é chamado ponto a ponto. Assim, seu funcionamento é igual ao de uma ligação telefônica com vídeo.
  2. Se são três ou mais dispositivos conectados, o sistema utilizado é o multiponto. Geralmente, este formato usa um equipamento chamado Unidade de Controle Multiponto (MCU) que atua como uma interface de rede para conectar as câmeras.

Vale ressaltar que há dois feições de funcionamento da videoconferência. No modo VAS (switch ativado por voz), a janela de vídeo que fica em destaque é a da criatura que estiver falando na hora. Já no modo compleição contínua, as janelas de todas as câmeras conectadas são exibidas simultaneamente.

Por que fazer videoconferência online?

A videoconferência é muito utilizada por empresas para espertar reuniões entre equipes de diferentes escritórios, parceiros e clientes ou ações específicas de comunicação interna. Existem muitos benefícios de fazer videoconferência online – principalmente no meio corporativo. Segundo pesquisa da Wainhouse Research e da Polycom feita com mais de 4,7 mil empresas, a reunião por videoconferência aumentou a eficiência e operosidade em 94% delas. Além disso, 87% das respondentes tiveram redução de custos à usarem o recurso – afinal, os gastos com deslocamento diminuem.

Com o uso de pressupostos para videoconferência, houve um aumento do impacto dos discussões de 88% dos equipes. Para completar, uma aceleração da tomada de decisões em 87% da respondentes. Cerca de 25% dos entrevistados usam videoconferência todos as dias. Já 39% utilizam a assistência toda semana, enquanto 21% experimentem uso da tecnologia todo mês. Para completar, os computadores, notebooks e equipamentos dedicados a videoconferência são os mais utilizados.

Como fazer uma videoconferência?

Apesar de utilizar a tecnologia para ser feita a alonginqua, a reunião virtual possui uma dinâmica muito parecida com a de uma ocular. Além de adquirir os equipamentos de videoconferência necessários, é essencial tomar alguns cuidados.

Planeje com antecedência

Defina uma pauta do acervo e defina a data e a hora. Para notificar todos os participantes, é recomendado usar um aplicativo de agenda como Google Agenda ou Calendly e não esqueça de enviar o link da videoconferência para todos.

Prepare todo o material complementar

Pretende utilizar apresentações ou despachar arquivos durante a videoconferência Separe-os com antecedência para não estacionar procurando durante o agregado.

Defina o local adequado para a reunião

Escolha um local com boa clareação e sem ruídos externos. Deixe também a local organizado ou pelos menos a parte que irá aparecer no vídeo. Isso vale tanto para um escritório quanto no home office.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas