As caixas de água doméstica devem ser inspecionados regularmente e limpos quando necessário. As caixas de água fazem parte do sistema de distribuição doméstico . Devem cumprir os regulamentos municipais quanto à sua localização, medidas e materiais. Eles também devem ser facilmente acessíveis para inspeção, reparo e limpeza, sem risco ou perigo. Além disso, a partir do tanque principal, você pode ter tanques de reserva inferiores.
Por que a limpeza do tanque de água doméstica é essencial
Os riscos
Fontes de água estagnadas e de baixa circulação podem ser um terreno fértil em potencial para bactérias indesejáveis e prejudiciais. A estagnação pode ser causada por uma série de fatores, incluindo subutilização da água, uso de um tanque excessivamente grande e problemas no sistema de água causando bloqueios ou fluxo insuficiente. Esses fatores à parte, sempre haverá alguma estagnação nas caixas d’água, portanto, a limpeza e desinfecção regulares são essenciais, mesmo que esses riscos sejam baixos.
Tanques de armazenamento de água fria também são uma fonte comum de nutrientes para biofilme e bactérias, incluindo Legionella. Com o tempo, um tanque sujo pode desenvolver ferrugem, sedimentos e lodo; tanques não controlados podem até ficar contaminados com matéria orgânica, como folhas e, em casos extremos, pequenos animais.
Outro risco são os detritos vindos da rede elétrica. O tanque pode atuar como uma área de captação de detritos, fazendo com que ele abrigue nutrientes e bactérias.
Antes que você comece:
- Certifique-se de que a equipe de limpeza do (s) tanque (s) de água seja devidamente treinada, certificada e tenha o equipamento de EPI correto.
- Verifique a Avaliação de Risco antes de trabalhar para familiarizar os técnicos e Pessoas Responsáveis com os perigos associados à tarefa, ativo (s) e como reduzir ou controlar quaisquer riscos identificados.
- Informe / comunique com todos os usuários do edifício que o trabalho de limpeza está prestes a ser realizado (use placas conforme apropriado para reduzir ou prevenir o uso de chuveiros / torneiras durante o trabalho).
- Fotografe a condição do tanque de água antes de iniciar o trabalho.
- É necessária uma lavagem de pré-desinfecção.
- A entrada do tanque deve ser isolada para que o tanque possa ser drenado e inspecionado.
- Todas as bombas auxiliares associadas ao sistema / tanque também devem ser isoladas da fonte de alimentação da rede elétrica.
Esvaziar e limpar o tanque:
- Esvazie o tanque (para drenar ou de acordo com a licença de descarte de resíduos, conforme aplicável).
- Tire uma foto do tanque vazio para o Livro de Registro.
- Entrada no tanque – se a entrada for necessária, dois técnicos devem estar presentes e as regras, regulamentos e procedimentos de segurança em espaço confinado devem ser seguidos.
- Limpeza – raspe manualmente todas as superfícies internas e aspire o chão e as paredes com um aspirador úmido. Toda sujeira e detritos visíveis devem ser removidos. Quaisquer sinais de danos, corrosão, escama, descamação, manchas pretas e deficiências (por exemplo, telas de roedores ausentes, ventilações de fluxo cruzado, etc.) devem ser observados.
- Encha e enxágue o tanque com água limpa da rede, verificando se há vazamentos durante o processo de recarga.
FONTE: https://noticias.uol.com.br/
FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas
FONTE: https://www.metropoles.com/