Diagnosticar um problema de embreagem de maneira adequada pode economizar tempo e dinheiro, identificando o problema e evitando manutenção desnecessária. Praticamente todos os veículos motorizados têm algum tipo de mecanismo de embreagem em sua composição. Ao compreender os sons e ações de uma embreagem com defeito, você pode reparar problemas em tudo, desde o seu carro até o cortador de grama.
Diagnosticando problemas de embreagem
Passo 1
O escorregamento é o problema mais comum. Faça um teste de direção do veículo. Anote todos os sons e ações não normais na operação da embreagem. Dirija em uma marcha mais baixa do que a velocidade exigida e, se o motor funcionar, a embreagem está escorregando.
Passo 2
A vibração é outro problema comum. Esta é uma ação de sacudir e agarrar que ocorre quando a embreagem é acionada. Se houver vibração, verifique primeiro os componentes do veículo ao redor da embreagem. Se nada estiver causando a vibração externamente, será necessário remover e desmontar a embreagem.
Passo 3
Rolamentos gastos ou presos podem causar gemidos agudos. Se não forem reparados, esses guinchos podem se transformar em sons de trituração.
Passo 4
Os ruídos do chilrear são causados pela vibração no mecanismo atuador da embreagem.
Etapa 5
Pedais de embreagem difíceis de pressionar são um sintoma de emperramento ou travamento na articulação. Um bloqueio ou vedações desgastadas no sistema hidráulico também dificultam o acionamento do pedal.
Se o pedal não subir quando pressionado, o problema pode ser o escravo ou cilindro mestre da embreagem com defeito. O ar no sistema hidráulico também pode causar a falta de ação.