O que é energia solar e como funcionam os painéis solares?

O que é energia solar?

Simplificando, a energia solar é a fonte de energia mais abundante na Terra. Aproximadamente 173.000 terawatts de energia solar atingem a Terra a qualquer momento – mais de 10.000 vezes as necessidades totais de energia do mundo.

Capturar a energia do sol com um sistema solar comercial ou residencial que produz eletricidade limpa é uma solução fundamental para combater a atual crise climática e reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis. Quer saber mais sobre energia solar, acesse https://www.maconsultoria.com/

Como funciona a energia solar?

Nosso sol é um reator nuclear natural. Ele libera pequenos pacotes de energia chamados fótons que viajam 150 milhões de quilômetros do Sol à Terra em cerca de 8,5 minutos. Fótons suficientes atingem nosso planeta a cada hora para gerar energia solar suficiente para, teoricamente, atender às necessidades globais de energia por um ano inteiro.

Atualmente, a energia fotovoltaica representa apenas cinco décimos de um por cento da energia consumida nos Estados Unidos. Mas a tecnologia solar está melhorando e o custo da energia solar está caindo rapidamente, aumentando nossa capacidade de aproveitar a generosidade da energia do sol.

Em 2017, a Agência Internacional de Energia mostrou que a energia solar se tornou a fonte de energia que mais cresce no mundo – a primeira vez que o crescimento da energia solar superou todos os outros combustíveis. Desde então, a energia solar continuou a crescer e bater recordes em todo o mundo.

Como o clima afeta a energia solar?

As condições climáticas podem afetar a quantidade de eletricidade que um sistema solar produz, mas não da maneira que você imagina.

Claro, as condições perfeitas para a produção de energia solar incluem um dia claro e ensolarado. Mas, como a maioria dos eletrônicos, os painéis solares são realmente mais eficientes em climas frios do que em climas quentes. Isso permite que o painel produza mais eletricidade ao mesmo tempo. À medida que a temperatura aumenta, o painel gera menos tensão e produz menos eletricidade.

Embora os painéis solares sejam mais eficientes em climas frios, eles não necessariamente produzem mais eletricidade no inverno do que no verão. O clima mais ensolarado geralmente ocorre durante os meses mais quentes do verão. Além de menos nuvens, o sol costuma brilhar durante a maior parte do dia. Mesmo que seus painéis sejam menos eficientes em climas quentes, eles provavelmente produzirão mais eletricidade no verão do que no inverno.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Alguns estados obtêm mais energia solar do que outros?

Obviamente alguns estados recebem mais sol do que outros. Portanto, a verdadeira questão é: se o clima pode afetar a geração de energia solar, alguns estados são melhores candidatos à energia solar do que outros? A resposta curta é sim, mas não necessariamente por causa do clima.

Tome as nuvens, por exemplo. Qualquer pessoa que tenha se queimado de sol em um dia nublado sabe que a radiação solar penetra nas nuvens. Pela mesma razão, os painéis solares podem produzir eletricidade mesmo em dias nublados. Mas, dependendo da nebulosidade e da qualidade dos painéis solares, a eficiência de geração de energia dos painéis solares geralmente cai de 10 a 25 por cento ou mais em comparação com um dia ensolarado.

Em outras palavras, a energia solar pode funcionar bem mesmo em locais tipicamente nublados e frios. Nova York, São Francisco, Milwaukee, Boston, Seattle – todas essas cidades experimentam climas inclementes, de chuva e neblina a tempestades de neve, mas também são cidades onde as pessoas estão economizando muito com a energia solar.

Não importa onde você mora, a energia solar pode ser um excelente investimento e uma ótima maneira de combater as mudanças climáticas. O quanto você economiza – e a rapidez com que seu investimento é pago em um determinado estado – depende de muitos fatores, como: B. o custo da eletricidade, incentivos solares disponíveis, medidores líquidos e a qualidade de seus painéis solares.

Como funcionam os painéis solares?

Quando os fótons atingem uma célula solar, eles liberam elétrons de seus átomos. Quando os condutores são conectados aos lados positivo e negativo de uma célula, forma-se um circuito elétrico. Quando os elétrons fluem através de tal circuito, eles geram eletricidade. Várias células formam um painel solar e vários painéis (módulos) podem ser conectados para formar um painel solar. Quanto mais painéis você pode usar, mais energia você pode gerar.

Do que são feitos os painéis solares?

Os módulos solares fotovoltaicos (PV) consistem em muitas células solares. Assim como os semicondutores, as células solares são feitas de silício. Eles consistem em uma camada positiva e uma camada negativa que juntas criam um campo elétrico, assim como em uma bateria. Para saber mais entre em contato com https://www.maconsultoria.com/cursos-online

Como os painéis solares geram eletricidade?

Os módulos solares fotovoltaicos geram corrente contínua (DC). Na corrente contínua, os elétrons fluem em uma direção ao redor de um circuito. Este exemplo mostra uma bateria alimentando uma lâmpada. Os elétrons se movem do lado negativo da bateria, através da lâmpada, e voltam para o lado positivo da bateria.

Na corrente alternada (AC), os elétrons são empurrados e puxados, invertendo periodicamente a direção, bem como um cilindro de motor de carro. Os geradores produzem corrente alternada quando uma bobina de fio é girada ao lado de um ímã. Muitas fontes de energia diferentes podem alimentar este gerador, como gás ou diesel, hidrelétrica, nuclear, carvão, eólica ou solar.

A energia CA foi escolhida para a rede elétrica dos EUA principalmente porque é mais barato transmitir em longas distâncias. No entanto, os painéis solares geram corrente contínua. Como obtemos corrente contínua da rede CA? Usamos um inversor.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Como funciona um sistema solar?

Aqui está um exemplo de como funciona um sistema solar doméstico. Primeiro, a luz do sol atinge um painel solar no telhado. Os painéis convertem a energia em corrente contínua, que flui para um inversor. O inversor converte eletricidade de corrente contínua em corrente alternada, que você pode usar para alimentar sua casa. É maravilhosamente simples e limpo, e está se tornando cada vez mais eficiente e acessível.

No entanto, o que acontece quando você não está em casa para usar a eletricidade que seus painéis solares geram todos os dias ensolarados? E o que acontece à noite quando seu sistema solar não está gerando eletricidade em tempo real? Não se preocupe, você ainda pode se beneficiar de um sistema chamado Net Metering. *

Um típico sistema fotovoltaico ligado à rede geralmente produz mais energia do que um cliente necessita durante as horas de pico do dia, de modo que o excesso de energia é devolvido à rede para outros usos. O Cliente Elegível do Net Metering pode receber créditos pelo excesso de energia produzida e usar esses créditos para desligar a rede à noite ou em dias nublados. Um medidor de rede registra a energia enviada em comparação com a energia recebida da rede.

Adicionar armazenamento a um sistema solar amplifica esses benefícios. Um sistema de armazenamento solar permite que os clientes armazenem sua própria energia no local, reduzindo ainda mais a dependência da rede elétrica e mantendo a capacidade de alimentar suas casas em caso de falta de energia. Se o sistema de armazenamento inclui monitoramento de software, este software monitora a produção solar, o uso de energia doméstica e as tarifas de eletricidade para determinar qual fonte de energia usar ao longo do dia – maximizando o uso de energia solar, proporcionando ao cliente a capacidade de controlar as cobranças Reduza os horários de pico e a capacidade de armazenar energia para uso posterior durante uma interrupção.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar