Uma definição simples de “contabilidade”
A contabilidade é como sua empresa registra, organiza e entende suas informações financeiras.
Você pode pensar na contabilidade como uma grande máquina na qual você coloca informações financeiras brutas, registros de todas as suas transações comerciais, impostos, projeções, etc. Que então expõe uma história fácil de entender sobre a situação financeira de sua empresa.
A contabilidade informa se você está tendo lucro ou não, qual é o seu fluxo de caixa, qual é o valor atual dos ativos e passivos da sua empresa e quais partes do seu negócio estão realmente ganhando dinheiro.
Contabilidade vs escrituração
A contabilidade e a escrituração contábil se sobrepõem de várias maneiras. Alguns dizem que a contabilidade é um aspecto da contabilidade. Mas, se quiser separá-los, você poderia dizer que a contabilidade é como você registra e categoriza suas transações financeiras, enquanto a contabilidade é fazer um bom uso desses dados financeiros por meio de análise, estratégia e planejamento tributário.
O ciclo de contabilidade
A contabilidade começa no momento em que você insere uma transação comercial, qualquer atividade ou evento que envolva o dinheiro da sua empresa, no livro-razão da sua empresa.
O registro de transações comerciais dessa maneira faz parte da contabilidade. E a contabilidade é a primeira etapa do que os contadores chamam de “ciclo contábil”: um processo projetado para receber informações financeiras brutas e gerar relatórios financeiros precisos e consistentes.
O ciclo de contabilidade tem seis etapas principais:
- Analisar e registrar transações (consultar faturas, extratos bancários, etc.)
- Lançar transações na razão (de acordo com as regras de contabilidade de partidas dobradas)
- Prepare um balancete não ajustado (isso envolve listar todas as contas da sua empresa e calcular seus saldos)
- Prepare entradas de ajuste no final do período
- Prepare um balancete ajustado
- Prepare demonstrações financeiras
A maioria dessas regras e processos são automatizados por software de contabilidade, portanto, vamos pular os detalhes difíceis do ciclo de contabilidade e falar sobre o produto final: as demonstrações financeiras.
Declarações financeiras
As demonstrações financeiras são relatórios que resumem como o seu negócio está indo financeiramente.
Existem três tipos principais de demonstrações financeiras: o balanço, a demonstração dos resultados e a demonstração dos fluxos de caixa. Juntos, eles dizem onde está o dinheiro da sua empresa e como ele foi parar lá.
Digamos que você seja um instrutor de surfe freelance que cobra aulas de surfe de clientes. As demonstrações financeiras podem dizer quais são seus meses mais lucrativos, quanto dinheiro você gastou em suprimentos e qual é o valor total do seu negócio.
As demonstrações financeiras podem ser geradas com bastante facilidade usando um software de contabilidade ou você pode pedir a um contador para fazer isso por você.
Princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP)
Cada empresa é diferente, mas para fazer comparações financeiras precisas entre as empresas, precisamos de uma linguagem comum para descrever cada uma delas. Isso é o que os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP) são: uma série de normas e procedimentos que os contadores de todas as empresas devem seguir ao preparar as demonstrações financeiras.
Os diferentes tipos de contabilidade
Contabilidade financeira
Todos os anos, sua empresa irá gerar demonstrativos financeiros que pessoas de fora da empresa, pessoas como investidores, credores, agências governamentais, auditores, compradores em potencial etc. Podem usar para aprender mais sobre a saúde financeira de sua empresa.
A preparação das demonstrações financeiras anuais da empresa dessa forma é chamada de contabilidade financeira.
Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial é semelhante à contabilidade financeira, com duas exceções importantes:
- Os demonstrativos produzidos pela contabilidade gerencial são apenas para uso interno.
- Eles são gerados com muito mais frequência – geralmente trimestral ou mensalmente.
Se o seu negócio crescer a ponto de precisar contratar um contador em tempo integral, a maior parte do tempo será ocupada pela contabilidade gerencial. Você os pagará para produzir relatórios que forneçam atualizações regulares sobre a saúde financeira da empresa e ajudem a interpretar esses relatórios.
Contabilidade fiscal
Quando seu contador fornece recomendações sobre como obter o máximo de sua declaração de impostos, isso é contabilidade fiscal.
A contabilidade tributária trata de garantir que você não pague mais impostos do que o imposto legalmente exigido pelo IRS.
Contabilidade de custos
Você está fazendo contabilidade de custos sempre que está tentando descobrir como aumentar sua margem ou decidindo se aumentar os preços é uma boa ideia.
A contabilidade de custos envolve a análise de todos os custos associados à produção de uma saída (seja um produto físico ou serviço) para tomar melhores decisões sobre preços, gastos e estoque.
A contabilidade de custos alimenta a contabilidade gerencial, porque os gerentes usam relatórios de contabilidade de custos para tomar melhores decisões de negócios, e também alimenta a contabilidade financeira, porque os dados de custos são frequentemente necessários ao compilar um balanço patrimonial.
Contabilidade de crédito
A contabilidade de crédito envolve a análise de todas as contas e passivos não pagos de uma empresa e a garantia de que o caixa da empresa não está constantemente preso ao pagamento.
A contabilidade de crédito pode ser um dos tipos de contabilidade mais difíceis de fazer bem, porque geralmente envolve dizer a alguém algo que ela não quer ouvir (como seu contador dizendo que você deveria pedir menos emprestado).