Eletricidade Estática, o que Causa

Você já ficou “chocado” ao tocar na maçaneta da porta, na maçaneta da porta de um carro ou em um bebedouro? Ai! Bem, então você já sabe algo sobre os efeitos da eletricidade estática .

Um átomo chocante

O que você pode não saber é como a eletricidade estática acontece. Tudo começa com uma coisa minúscula chamada átomo . Tudo no mundo é feito de átomos – do lápis ao nariz. Um átomo é tão pequeno que você não pode vê-lo com os olhos – você precisaria de um microscópio especial. Pense nos átomos como blocos de construção para todas as coisas do mundo.

Cada minúsculo átomo é feito de coisas ainda menores:

  • prótons (digamos: PRO-tahnz), que têm uma carga positiva
  • elétrons (digamos: ih-LEK  trahnz), que têm uma carga negativa
  • nêutrons (digamos: NOO-trahns), que não têm carga

Na maioria das vezes, os átomos têm o mesmo número de prótons e elétrons e a carga do átomo é neutra (nem positiva nem negativa). A eletricidade estática é criada quando as cargas positivas e negativas não estão equilibradas. Prótons e nêutrons não se movem muito, mas os elétrons adoram pular para todos os lados!

Quando um objeto (ou pessoa) tem elétrons extras, ele tem carga negativa. Coisas com cargas opostas são sempre atraídas umas pelas outras, então as cargas positivas procuram as negativas e as negativas procuram as positivas. Uau! Entendi?

Cuidado com os condutores!

Se você esfrega os pés no tapete da sala, coleta elétrons extras e tem uma carga negativa. Os elétrons se movem com mais facilidade através de certos materiais como o metal, que os cientistas chamam de condutores . Quando você toca uma maçaneta (ou qualquer outra coisa feita de metal), que tem uma carga positiva com poucos elétrons, os elétrons extras querem pular de você para a maçaneta.

Esse pequeno choque que você sente é resultado do movimento rápido desses elétrons. Você pode pensar em um choque como um rio de milhões de elétrons voando pelo ar. Muito legal, hein? A eletricidade estática acontece com mais frequência durante as estações mais frias porque o ar é mais seco e é mais fácil acumular elétrons na superfície da pele. Em climas mais quentes, a umidade do ar ajuda os elétrons a se moverem mais rapidamente para que você não receba uma carga estática tão grande.

Então, da próxima vez que você levar um pequeno choque ao tocar uma maçaneta, saberá que são apenas elétrons pulando. Pense nisso como colocar uma pequena faísca em sua vida!