Conforme enfatiza Salomão, muitas vezes as varizes deixam de ser problema estético e oferecem riscos à saúde. “Principalmente quando elas geram trombos – coágulos sanguíneos -, que podem entupir vasos do pulmão e causar um sério problema de saúde, chamado de trombo embolia pulmonar”, relata.
Por isso, é importante seguir à risca as orientações médicas relacionadas aos cuidados com as varizes. Entre elas, o dermatologista menciona o uso de meia elástica, o repouso com os pés para cima pelo menos quatro vezes ao dia, durante oito minutos, e o uso de venotônicos em determinados casos.
Também é recomendado evitar longas jornadas em pé e manter uma alimentação adequada, lembra o profissional. Atualmente, também há diversos tratamentos disponíveis para contornar o problema. Os mais modernos são feitos com lasers.
“O principal recurso é o laser, tanto o interno (endolaser) quanto o externo (laser transdérmico). O endolaser é um laser de fibra óptica, introduzido dentro das varizes fazendo com que elas sejam absorvidas pelo organismo de forma segura e rápida”, explica Salomão.
Já o transdémico, informa ele, é utilizado para tratar as veias finas (vasinhos) com precisão, segurança e eficácia maior que o tratamento convencional. Vale discutir com um especialista qual é a melhor alternativa no seu caso.