Lipoaspiração e recuperação pós-operatória

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico cosmético projetado para aspirar e remover a gordura de partes designadas do corpo. Isso é feito para ganhar um toner, uma forma corporal mais magra e para remover a gordura de áreas que são difíceis de controlar apenas com exercícios e dieta. A lipoaspiração também é conhecida por muitos outros nomes, incluindo lipoplastia, modelagem de gordura, lipoescultura e lipo. Nos a lipoaspiração é um dos procedimentos cosméticos mais solicitados e realizados por cirurgiões plásticos.

 Como em qualquer procedimento cirúrgico, o paciente precisará passar algum tempo se recuperando e se curando. Embora geralmente pequena, a lipoaspiração pode deixar cicatrizes no abdômen ou em outra parte do corpo onde a lipoaspiração foi realizada. Felizmente, existem maneiras de reduzir as cicatrizes e acelerar o processo de recuperação após a lipoaspiração.

lipo
Fonte de reprodução: Guetos imagens

O que é lipoaspiração?

Os cirurgiões enfatizam a ideia de que a lipoaspiração é um procedimento puramente cosmético e não cura nenhuma doença subjacente, como obesidade ou ganho de peso rápido. Não é uma solução de longo prazo que substitui uma dieta saudável e exercícios. Além de dieta e exercícios, a lipoaspiração pode ajudar uma pessoa a perder gordura indesejada, mas cabe ao paciente manter um estilo de vida saudável depois. A lipoaspiração é mais comumente usada para remover depósitos de gordura do abdômen, coxas, braços, costas, nádegas e quadris. Estima-se que mais de 300.000 procedimentos de lipoaspiração sejam realizados a cada ano.

lipoaspiração
Fonte de reprodução: Guetos imagens

Como a lipoaspiração é um procedimento invasivo, o cirurgião plástico precisará fazer uma pequena incisão na parte do corpo que está sendo operada. Um instrumento oco semelhante a um canudo, conhecido como cânula, é então inserido no local da incisão. Um vácuo de alta pressão conectado à cânula quebra a gordura e a aspira para fora. Dependendo da extensão da cirurgia, o paciente será submetido a anestesia generalizada e não ficará acordado durante o procedimento. A operação leva de uma a quatro horas. A lipoaspiração funciona melhor em pessoas mais jovens que ainda apresentam elasticidade na pele. Isso é para garantir que não haja flacidez após o procedimento. Pessoas com problemas de fluxo sanguíneo ou sistema imunológico enfraquecido não devem se submeter a lipoaspiração.

cirurgia
Fonte de reprodução: Guetos imagens

Recuperação pós-lipoaspiração e tratamento da cicatriz

A lipoaspiração não é isenta de riscos, portanto, a menos que você ache absolutamente necessário, pode ser melhor perder gordura indesejada de outras maneiras. Mas se você optar pela via cirúrgica, pode ficar com hematomas, contornos irregulares no abdômen ou outra estrutura corporal, acúmulo de líquido, infecção e outros efeitos colaterais indesejados. É importante permitir que apenas cirurgiões qualificados com experiência em lipoaspiração realizem seu procedimento. Para tornar o processo de cicatrização o mais suave possível, seu cirurgião pode prescrever antibióticos para minimizar o risco de infecção e analgésicos para aliviar o desconforto. Roupas de compressão como Epifoam podem ser usadas para reduzir hematomas e inchaço e para fornecer distribuição de compressão uniforme.

Alguns pacientes com predisposição a tipos de cicatrizes anormais podem desenvolver queloides ou cicatrizes hipertróficas como resultado de sua cirurgia de lipoaspiração. A melhor maneira de prevenir e tratar esses tipos de cicatriz é aplicar silicone tópico de grau médico no local da cicatriz. O silicone médico para terapia de cicatrizes é usado há mais de 30 anos e é respaldado por evidências clínicas.

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas