Quando se fala em contabilidade, tanto contabilidade financeira quanto gerencial, muita pessoas restringe apenas nos registros, notas e planilhas que uma empresa precisa ter para oferecer alguas contas ao governo. Engana-se a pessoa utiliza assim.
Contabilidade é a ciência que analisa as movimentos no patrimônio de uma empresa. O resultado dessa análise é traduzido em informações e relatórios, que são devolvidas aos interessados em saber sobre o desenvolvimento do negócio.
Isso significa que a contabilidade não se impede ao que precisa ser apresentado externamente para o poder por exemplo. Ela também tem um papel de cunho estratégico ninteriormente para a própria organização, por desvendar o desempenho da empresa e auxiliar na tomada de decisões.
Portanto, essa esfera pode ter duas ramificações: a contabilidade financeira (externa) e a contabilidade gerencial (interna). Quer identificar melhor o que é cada uma e quais são as diferenças entre elas? Então, acompanhe este post agora.
O que é contabilidade financeira?
A contabilidade financeira é voltada para fins externas As informações contábeis são apontadas, para agentes de fora da empresa, por exemplo:
Instituições investimentos;
Fornecedores;
Investidores;
Governo;
Acionistas;
Cada um desses agentes utiliza as informações para a sua finalidade, como a fiscalização pelo poder ou a análise de desempenho pelos investidores e sócios. Porém, todos os relatórios obedecem um padrão, que é regulamentado por normas lícitos e entidades de classe, de maneira que os dados contábeis sejam transparentes e confiáveis.
A contabilidade financeira baseia-se principalmente em três relatórios: Balanço patrimoniais Demonstrativo de Resultados de pratica (DRE) e Demonstrativo de Fluxo de caixa (DFC). Eles mostram aos interessados a saúde da empresa em termos econômicos, financeiros e patrimoniais.
O que é contabilidade gerencial?
Diferente da contabilidade financeira, os relatórios não precisam seguir requisitos lícitos pois seu uso será exclusivamente interno.
Então, o formato e a periodicidade em que são elaborados obedecem apenas os objetivos dos gestores, que precisam compreender e a compreender as informações para auxiliar na tomada de decisões estratégicas para a empresa.
Portanto, a contabilidade de gerenciamento não se limita ao cálculo e registro de dados contábeis. Ela é responsável também por focar as estratégias futuras e melhorar, por exemplo, a gestão de as a definição de valores e o uso de recursos financeiros.
Quais são as diferenças dentre contabilidade financeira e contabilidade gerencial?
Embora tenha uma separação entre contabilidade financeira e de gerenciamento as informações contábeis que são apresentadas externamente também podem ser utilizadas para fins internos. Portanto, existe uma cruzamentos entre elas, não uma separação completa.
Apesar disso, existem diferenças claras dentre a contabilidade financeira e a outra. Vamos ver agora as mais importantes.
Esta é a grande diferença: a contabilidade financeira é relacionada para fora, com o objetivo de prestar informações a agentes externas já a de gerenciamento é voltada para dentro, munindo os gestores e trabalhadores com relatórios que ajudem a melhorar o desempenho da empresa.
Requisitos legais e princípios de contabilidade
A contabilidade financeira precisa seguir pressupostos legais e cumprir os princípios de contabilidade para transmitir confiabilidade. Enquanto isso, a contabilidade de gestão não precisa seguir regra alguma — tudo vai necessitar da preferência dos gestores de cada empresa. Apesar disso, é comum seguir os mesmos ensinamento da contabilidade financeira.
Enfoque temporal
Enquanto a contabilidade financeira é direcionada para o passado pois apresenta as movimentos dentro de um período de tempo específico , a de gerenciamento apenas utiliza o histórico contábil para desenvolver o futuro da empresa, que é o seu papel principal. Para isso, os relatórios devem ser claros e objetivos para fundamentar as decisões dos gestores.
Obrigatoriedade
A contabilidade financeira é obrigatória. As informações sobre a questão patrimoniais fluxo de caixa e resultados do pratica devem ser publicados e auditadas. Já a contabilidade de gerenciamento é apenas uma ferramenta administrativa. Sua existência depende da necessidade de cada empresa.
Periodicidade
Os relatórios de Balanço patrimoniais DRE e DFC devem ser apresentados todo ano conforme a lei. É comum, porém, que eles sejam elaborados também periodicamente para fins de administração A contabilidade gerencial, então, não tem uma periodicidade obrigatória, embora as organizações, possuem adotar um regulamento mensais.
Há algumas conflitos quanto à separação entre contabilidade financeira e de gerenciamento Para alguns, a segunda é apenas uma sequência da primeira, já que se utiliza das mesmas informações, porém, em outros formatos e com outros objetivos. Para outros, no entanto, há uma separação transparente dentre contabilidade financeira e de gerenciamento baseada nas diferenças que apresentamos neste post.
Mais importante é compreender a importância de cada área para a empresa, independentemente se são vistas como avulsas ou não. A contabilidade financeira é essencial para manter as demonstrações em dia, e a de gerenciamento ajuda a organização a criar melhores estratégias e tomar melhores decisões.