Pias e ralos entupidos são o tipo de problema que podem trazer grandes transtornos. Por isso, olhar como desentupi-los é muito útil num momento de afloramento. O problema é que edificar isso da maneira errada pode acabar estragando a sua canalização e gerando ainda mais dor de cabeça com vazamentos e entupimento.
Pia da cozinha
A pia da cozinha é uma das que mais entopem, afinal, todos os dias lavamos pratos e panelas engordurados e, frequentemente, com alguns restos de comida que vão se acumulando no ralo. Com isso, cedo ou tarde a pia acaba entupindo-se, para o nosso desespero!
Refrigerante
Refrigerantes de cola geralmente pode ajudar a desentupir pias de arquiteta. Se for um congestionamento leve, daqueles em que a água ainda desce com dificuldade, um frasco de 2 litros explicará o problema! É só desencher lentamente na pia e confiar que o refrigerante aja e ajude a água o baixar-se. Se for um entupimento daqueles em que nada desce, melhor evitar essa estratégia, pois você poderá dever de no mínimo 4 litros de refrigerante de cola.
Detergente e sabão em pó
Outra forma de desentupir a pia da cozinha é com água calmo e detergente ou rebordosa em pó. Ferva 4 ou 5 litros de água, coloque um bando generosa de detergente ou sabão em pó e despeje lentamente no ralo. Se for apenas gordura, isso será bastante para desentupir completamente sua pia. Para evitar danos à tubulação, vale alternar água quente e fria, quando a água chegar a descer.
Ralos e pia do banheiro
Os ralos e pia do banheiro costumam ficar entupidos com cabelos e pelos, por isso outrossim não terão bom fins com os mesmos consequências químicos utilizados na pia abrasa.
Desentupindo a pia do banheiro
A solução para a pia do banheiro é a mesma que indicamos na pia do carro-de-combate. Como geralmente são cabelos que ficam presos, não será necessário retirá-los com o arame. Caso não consiga desentulhar por completo, a solução é retirar a sifão da mesma forma que foi designado no caso da pia do carro-de-combate.
Desentupindo o ralo do banheiro
Espere que toda água seja drenada: é mais fácil desbloquear o ralo se o encanamento estiver vazio. Retire a tampa do ralo e limpe-a. Depois, com o mesmo método do arame entrançado, retire todo cabelo que estiver no encanamento.
Caso os cabelos estejam muito grudados no cano ou estiverem endurecidos e seja difícil puxar com o alambre, faça o seguinte:
- Deixe toda água do ralo escoar;
- Despeje no ralo cerca de 300 gramas de bicabornato de sódio;
- Jogue por cima do bicabornato cerca de ½ xícara de chá de vinagre branco;
- Tampe completamente o ralo e deixe agir por 30 minutos.
- Depois, ferva um litro de água e despeje de uma vez no ralo.
Limpando o sifão
Uma maneira eficiente, no caso das pias de carro-de-combate, é limpar retirando a sifão. Não se esqueça de colocar um balde por asqueroso para recolher a água que estiver parada no cano e lave-o bem, retirando toda a patifaria. Ao recolocá-lo, use um veda rosca para garantir que não irá derrubar.
FONTE: https://g1.globo.com/
FONTE: https://www.r7.com/
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
FONTE: https://noticias.uol.com.br/