Todo processo tem um conjunto de regras universalmente aplicáveis e seguidas por todos. Essas regras são importantes, pois são centrais para as funções principais. Da mesma forma, existem regras de ouro da contabilidade também. Existem três regras de ouro da contabilidade , sobre as quais aprenderemos neste blog. Mas vamos primeiro entender mais sobre contabilidade.
A contabilidade existe desde tempos imemoriais e pode ser rastreada até as civilizações da Mesopotâmia. O pai da contabilidade, Luca Pacioli, foi o primeiro a falar sobre a escrituração de partidas dobradas, prática ainda em uso hoje. A profissão moderna de contabilidade oficial originou-se na Escócia no século XIX. Contabilidade, de acordo com a Wikipedia, “é a medição, processamento e comunicação de informações financeiras e não financeiras sobre entidades econômicas, como empresas e corporações”. Quer saber mais sobre contabilidade, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/
Isso, em termos simples, se traduz no registro de transações financeiras de forma sistemática para manter um registro das transações. Também requer manter as contas atualizadas com a transação mais atual atualizada, refletindo uma imagem precisa da condição financeira atual de uma instituição.
Regras de ouro da contabilidade
- Debitar o destinatário, creditar o doador.
- Debita o que entra, credita o que sai
- Debite todas as despesas e perdas e credite todas as receitas e ganhos
Para entender essas regras, precisamos tomá-las individualmente e no contexto adequado. Vamos primeiro entender o papel da contabilidade em uma empresa, a quem ela se aplica, e descobrir os benefícios das boas práticas contábeis que seguem essas três regras contábeis de ouro.
O Papel da Contabilidade nos Negócios e sua importância
A contabilidade fornece clareza nos negócios que ajuda a tomar as decisões corretas com base em despesas, obrigações fiscais e fluxo de caixa. Existem três demonstrações financeiras críticas geradas através da “contabilidade”.
- Uma demonstração de lucros e perdas dá clareza sobre as receitas e despesas.
- Um balanço ajuda a entender a posição financeira do negócio.
- A demonstração do fluxo de caixa ajuda a acompanhar o caixa gerado e é usada pelos investidores para avaliar a saúde financeira de uma empresa.
Vantagens da contabilidade
Manter as contas das transações financeiras de acordo com as regras de ouro da contabilidade oferece certas vantagens.
- Manutenção de registros de negócios – A manutenção de registros de negócios é fundamental para o sucesso de um negócio. A prática da contabilidade garantirá que todas as suas transações comerciais sejam registradas em um local seguro na ordem correta e, mais importante, de maneira sistemática.
- Preparação de demonstrações financeiras – Se as regras de ouro da contabilidade forem aplicadas, as transações financeiras serão registradas adequadamente. Demonstrações financeiras como conta de lucros e perdas, conta de negociação, balanços, podem ser preparadas rapidamente se a contabilidade for feita corretamente.
- Comparação de resultados financeiros – A contabilidade feita seguindo as regras de ouro facilitará a comparação dos resultados financeiros de um ano com o de outro ano. A análise dos resultados financeiros ano a ano torna-se mais fácil e confiável.
- Tomada de Decisões Corporativas – Um processo contábil baseado nas três regras de ouro da contabilidade torna os resultados financeiros confiáveis e valiosos no processo decisório da alta administração e liderança.
- Evidências em assuntos jurídicos – Os assuntos de negócios precisam ser registrados sistematicamente e arquivados de forma organizada para referência rápida em questões jurídicas.
- Conformidade regulatória – Para as empresas, a contabilidade é de suma importância para ajudar na conformidade com as autoridades regulatórias. Sem o fundamento básico estabelecido pelas três regras contábeis de ouro, seria difícil alcançar a conformidade regulatória.
- Auxilia em questões tributárias – Devido a práticas contábeis incorretas, o déficit de impostos pode atrair pesadas penalidades por parte das autoridades governamentais, impactando negativamente a imagem e o valor da marca.
- Avaliação do negócio – Um processo contábil robusto auxilia na avaliação adequada do negócio, auxiliando na captação de mais investimentos e expansão do negócio.
- Orçamento e projeções futuras – Um bom orçamento baseado em práticas contábeis adequadas pode ser uma base sólida para qualquer negócio ser ampliado. As projeções futuras são mais precisas com uma prática contábil robusta em vigor.
Quem exige contabilidade?
Qualquer negócio com receita bruta superior a Rs. 1,5 lakhs nos três anos anteriores de uma profissão existente deve manter um registro de transações financeiras, seguindo as regras de ouro da contabilidade. De acordo com a Regra 6F da Lei do Imposto de Renda, as seguintes profissões devem manter uma conta de transações financeiras:
- Médico
- Jurídico
- Arquitetônico
- Engenharia
- Contabilidade
- Decoração de interior
- Consulta Técnica
- Representante autorizado
- Artistas de cinema
- Secretária da companhia
Um profissional não é obrigado a manter livros de contas conforme a seção 44AA da Lei do Imposto de Renda se os recibos da profissão não forem superiores a Rs. 1.50.000 em qualquer um dos três anos anteriores. Em tal situação, o profissional terá que manter livros de contas com os quais um oficial de contas pode calcular o lucro tributável.
Os livros especificados, conforme regra 6F da Lei do Imposto de Renda, são
- Livro Caixa – Este livro mantém um registro dos recebimentos e pagamentos diários, mostrando o saldo de caixa no final do dia ou do mês.
- Diário – É um log de transações do dia a dia onde o total de créditos é igual ao total de débitos seguindo o sistema de contabilidade de partidas dobradas e usando as regras de ouro da contabilidade. Cada débito terá um crédito correspondente e vice-versa.
- Ledger – Um ledger é um superconjunto de detalhes de listagem de diário de todas as contas e pode ser usado para preparar vários demonstrativos financeiros.
- Contas ou recibos fotocopiados com valor superior a Rs.25.
- Contas originais de despesas incorridas pela empresa valendo mais de Rs.50.
É necessário que todos esses livros sejam mantidos na sede de uma empresa. Os livros de cada ano devem ser mantidos disponíveis para escrutínio por pelo menos 6 anos. Se os livros mencionados não forem mantidos de acordo com as regras, uma multa de Rs. 25000 é aplicável. O Blog Contabilidade Revisa detalha outras coisas sobre contabilidade, veja a seguir https://contabilidaderevisa.com.br/blog/
Se as transações forem de natureza internacional, para cada transação em falta, será aplicável 2% do valor de cada uma. Portanto, é prudente seguir o método prescrito de manutenção de livros contábeis, mantendo o controle de todas as receitas e despesas.
Agora vamos voltar às nossas regras de ouro da contabilidade , conforme prometido no início deste artigo. Quando consideradas individualmente, cada uma dessas regras é simples e fácil de entender, mas quando consideradas em conjunto, há um pouco de dificuldade que surge. A razão é que cada uma das regras se aplica a um tipo diferente de conta.
Vamos tentar entendê-los um por um.
Existem 3 tipos de contas, Pessoal, Real e Nominal.
Conta pessoal
Uma conta pessoal é uma conta do razão geral. Todas as contas relacionadas a pessoas, sejam pessoas físicas como indivíduos ou pessoas físicas como empresas, se enquadram nesta categoria.
No caso de uma conta pessoal, quando uma empresa recebe algo de outra empresa ou indivíduo, a primeira empresa torna-se o destinatário e a segunda empresa ou indivíduo do qual foi recebido torna-se o doador.
A Regra de Ouro 1 diz: Debite o recebedor, credite o doador. Aplicando a regra ao nosso exemplo, os livros devem refletir um débito na conta pessoal e um crédito na conta comercial.
Vamos pegar o exemplo de comprar um presente de uma loja de presentes. Em sua conta, a transação será refletida como tal.
Conta real
Em uma conta real, o saldo final é retido e transportado no final do ano. Esses valores transportados tornam-se os saldos de abertura para o próximo ano. Essas contas geralmente pertencem a ativos, passivos e patrimônio líquido.
A Regra de Ouro 2 diz: Debite o que entra, Credite o que sai. Em uma conta real, se uma empresa recebe algo de valor (bens ou bens), é representado nos livros como debitado. Se algo de valor sai do negócio, é representado nos livros como creditado. Um exemplo é dado abaixo.
Conta nominal
Uma conta nominal é o tipo de conta em que todas as transações contábeis são armazenadas por um ano fiscal, transferindo saldos para contas permanentes no final de um ano fiscal. Isso permite zerar os saldos e começar de novo. As contas nominais geralmente estão relacionadas a Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas.
A Regra de Ouro 3 diz: Debite todas as despesas e perdas, credite todas as receitas e ganhos.Se uma empresa incorrer em uma perda ou despesa, a respectiva entrada dos livros é representada como um débito. Se a empresa auferir lucro ou auferir receita por meio da prestação de serviços, a entrada no livro é representada como crédito. Um exemplo abaixo demonstra isso. Uma empresa paga aluguel pelas instalações que possui e é uma despesa para a empresa.
Conclusão
Essas três regras de ouro da contabilidade estabelecem a base sobre a qual o sistema contábil se baseia hoje. Essas regras padronizam a representação de transações financeiras em todo o setor. Antes de aplicar essas regras, há algumas diretrizes que você deve ter em mente, que são:
- Verifique para verificar o tipo de conta na transação.
- Verifique se a transação aumenta ou diminui o valor da conta.
Mantenha suas contas atualizadas e precisas com essas três regras de ouro da contabilidade.
Perguntas frequentes
P: Qual regra se aplica às contas Nominal?
Resposta:
Debite todas as despesas e perdas, credite todas as receitas e ganhos. Quaisquer despesas em uma empresa são lançadas como débito e creditadas na conta que recebe os fundos.
P: Qual regra se aplica a contas reais?
Resposta:
Debita o que entra, credita o que sai. Normalmente, para uma conta comercial, essa regra diz debitar a conta de onde as mercadorias entraram e creditar as contas usadas para comprar essas mercadorias e serviços.
P: Qual regra se aplica à conta pessoal?
Resposta:
Debitar o Destinatário, Creditar o Doador, é a regra que se aplica às contas pessoais, onde o destinatário é a pessoa que recebe o bem ou serviço em troca de dinheiro e o doador é a entidade que oferece o bem ou serviço.
Fonte: