O que é contabilidade e por que ela é importante para o seu negócio

Nesta postagem, abordamos os fundamentos da contabilidade, desde orçamentos até outras funções contábeis. Mas se quiser ir direto para as instruções, você pode baixar nosso guia de contabilidade gratuito para pequenas empresas.

Uma definição simples de contabilidade

Contabilidade é como sua empresa registra, organiza e compreende seus informações financeiras.

Você pode pensar na contabilidade como uma grande máquina na qual você alimenta informações financeiras brutas – registros de todas as suas transações comerciais, impostos, previsões, etc. – que então conta uma história sobre a condição financeira de sua empresa.

A contabilidade oferece uma visão clara de sua situação financeira. Ele informa se você está tendo lucro ou não, qual é o seu fluxo de caixa, qual é o valor atual dos ativos e passivos da sua empresa e quais partes da sua empresa estão realmente ganhando dinheiro. Quer saber mais sobre contabilidade para o seu negócio, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/

A contabilidade fornece uma imagem clara da sua situação financeira. Ele informa se você está obtendo lucro ou não, qual é o seu fluxo de caixa, qual é o valor atual dos ativos e passivos de sua empresa e quais partes de sua empresa estão realmente ganhando dinheiro.

Contabilidade

A contabilidade faz parte do mesmo processo: manter seus registros financeiros em ordem. No entanto, a contabilidade está mais preocupada em registrar as transações e operações financeiras do dia a dia, enquanto a contabilidade faz bom uso desses dados financeiros por meio de análise, estratégia e planejamento tributário.

O Ciclo Contábil

A contabilidade começa com o registro das transações. As transações comerciais – qualquer atividade ou evento que envolva o dinheiro de sua empresa – devem ser registradas no livro razão geral de sua empresa. Registrar transações comerciais dessa maneira faz parte da contabilidade.

A contabilidade é a primeira etapa do que os contadores chamam de ciclo contábil: um processo projetado para coletar dados transacionais e produzir relatórios financeiros precisos e consistentes.

O ciclo contábil tem seis etapas principais:

  1. Analisar e registrar transações. Reúna todas as faturas, extratos bancários ou de crédito e recibos de transações comerciais.
  2. Insira as entradas de transações no livro razão geral. É hora de pegar esses documentos e começar a contabilizar suas transações. As entradas de diário incluem três componentes de uma transação: quando ocorreu, para que era e quanto custou. Algumas empresas usam contabilidade simples, registrando apenas despesas ou receitas. Mais comum, no entanto, é a contabilidade de partidas dobradas, em que cada transação é registrada em duas contas: de onde o dinheiro está vindo e para onde está indo.
  3. Crie um balancete não corrigido. No final de um período de relatório, liste todas as contas de sua empresa e calcule seus saldos.
  4. Prepare correções no final do período. Se precisar atualizar lançamentos já lançados, prepare lançamentos de ajuste. Por exemplo, se um cliente paga uma fatura com atraso e você oferece a ele um desconto de 5% para ajudá-lo a pagar, insira o desconto como uma entrada de correção em vez de alterar a entrada que você já fez.
  5. Criar um balanço patrimonial ajustado . Depois de inserir os lançamentos de ajuste, você fica com um balancete ajustado. Essas informações agora podem ser convertidas em negócios.
    Criar negócios. Por fim, todas as informações coletadas são convertidas em suas demonstrações financeiras. Esta etapa final envolve resumir todas as suas informações financeiras em relatórios concisos para fácil revisão.

O software de contabilidade pega suas informações contábeis e automatiza a maioria dessas regras e processos, então vamos pular os detalhes do ciclo contábil e falar sobre o produto final: demonstrações financeiras.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Declarações financeiras

Relatórios financeiros são relatórios que resumem como sua empresa está se saindo financeiramente.

Existem três tipos principais de relatórios financeiros: balanço patrimonial, demonstração de resultados e demonstração de fluxo de caixa. Juntos, eles informam onde está o dinheiro de sua empresa e como ele foi parar lá.

Suponha que você seja um instrutor de surf autônomo que cobra dos clientes aulas de surfe. Os relatórios financeiros podem informar quais foram seus meses mais lucrativos, quanto dinheiro você gastou em estoque e o valor geral do seu negócio.

O software de contabilidade pode ajudá-lo a gerar relatórios financeiros facilmente, ou você pode solicitá-los um contador para fazer isso por você.

Princípios contábeis geralmente aceitos

Cada empresa é diferente, mas para fazer comparações financeiras precisas entre empresas, precisamos de uma linguagem comum para descrever cada uma. Estes são os princípios contábeis geralmente aceitos: um conjunto de padrões e procedimentos que os contadores de todas as empresas devem seguir na preparação de demonstrações financeiras. Caso se interesse mais sobre várias temas do mundo contábil, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/blog/

Dinheiro x Provisão

Você pode reservar sua transação em regime de caixa ou de competência. A diferença entre os dois se resume ao tempo.

Base de caixa é a contabilidade mais básica. Em regime de caixa, você registra as transações somente quando o dinheiro muda de mãos. Se você receber uma fatura no dia 10, mas não pagar até o dia 15, a transação será registrada no dia 15.

Com a contabilidade de competência, você registra as transações duas vezes: quando ocorrem e quando são pagas. Para a fatura acima, você registra a despesa no dia 10 e o pagamento no dia 15 como duas transações separadas.O método que você usa depende do que você precisa das finanças do seu negócio. O regime de caixa é mais simples e fácil de rastrear, enquanto o regime de competência oferece mais informações para empreendedores mais detalhistas.

A maioria das pequenas empresas tem necessidades contábeis mais básicas, o que significa que o regime de caixa geralmente é a escolha certa .

Os Diferentes Tipos de Contabilidade

Contabilidade Financeira

A cada ano, sua empresa prepara demonstrações financeiras que são preparadas por pessoas de fora da empresa – pessoas como investidores, credores, agências governamentais, auditores, clientes em potencial, compradores, etc. – você pode usar para saber mais sobre a saúde financeira e a lucratividade de sua empresa.

A preparação das demonstrações financeiras de sua empresa dessa maneira é conhecida como contabilidade geral. Se você está pensando em contratar um contador financeiro, primeiro analise quanto custa um contador.

Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial (ou contabilidade gerencial) é semelhante à contabilidade financeira, com duas importantes exceções:

  1. As demonstrações produzidas pela contabilidade gerencial são apenas para uso interno.
  2. Eles são gerados com muito mais frequência, geralmente trimestral ou mensalmente.

Quando sua empresa cresce a ponto de precisar contratar um contador em tempo integral, a contabilidade ocupará a maior parte do seu tempo. Você os paga para produzir relatórios que fornecem atualizações regulares sobre a saúde financeira da empresa e para ajudá-lo a interpretar esses relatórios.

Isso é um pouco semelhante ao trabalho de um analista financeiro, embora um analista financeiro também verifique o passado e as tendências atuais da economia como um todo, não apenas do seu negócio, para informar suas recomendações.

Contabilidade fiscal

A contabilidade fiscal foi desenvolvida para garantir que você não pague mais impostos do que paga pelo IRS exigido por lei. Um exemplo disso é quando seu contador faz recomendações sobre como obter o máximo de suas declarações fiscais.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Contabilidade de custos

Sempre que estiver tentando descobrir como aumentar sua margem ou se aumentar o preço for uma boa ideia, faça uma contabilidade de custos.

A contabilidade de custos analisa todos os custos associados à fabricação de um produto. Saída (seja um produto físico ou um serviço) para tomar melhores decisões sobre preços, gastos e estoque.

A contabilidade de custos geralmente é um requisito para a contabilidade interna, pois os gerentes usam relatórios de contabilidade de custos para tomar melhores decisões de negócios. Também alimenta a contabilidade financeira, pois os dados de custeio geralmente são necessários ao preparar um balanço.

Contabilidade de empréstimos

A contabilidade de empréstimos envolve a análise de todas as contas não recorrentes e passivos de pagamentos de uma empresa para fazer isso, certifique-se de que o caixa da empresa não fique constantemente preso ao pagá-lo.

A contabilidade de empréstimos pode ser um dos tipos mais difíceis de contabilidade, em parte porque é um assunto difícil de criticar. Falar sobre dívidas pode ser uma conversa delicada, mas necessária.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade