MEU ÓLEO DO MOTOR FICA SUJO RAPIDAMENTE, MAS POR QUÊ?

Você é o tipo de motorista que verifica a pressão dos pneus todo mês, fica atento aos enchimentos de fluido e fica atento aos novos sons que seu carro pode estar fazendo. Você também verifica o nível de óleo de forma bastante consistente.

A manutenção diligente do carro pode ajudá-lo a detectar pequenos problemas antes que se transformem em grandes problemas, e um aborrecimento comum que os motoristas enfrentam é óleo sujo! No entanto, na maioria dos casos, óleo de motor sujo não é necessariamente um mau sinal (contanto que você obtenha trocas oportunas). Descubra o que faz com que o óleo do motor fique sujo, o que é normal e o que não é.

Fonte: Reprodução: Pinterest

O que faz com que o óleo do motor fique sujo?

Com o tempo, o filtro de óleo do seu veículo pode coletar sujeira, detritos e sujeira. Toda essa gosma pode fazer com que o óleo do motor fique sujo. Isto é normal. Mas assim que o óleo ficar sujo, é hora de trocar o óleo e o filtro de óleo. Porque? Porque o óleo sujo pode prejudicar o seu carro, danificando as peças do motor, diminuindo a eficiência do combustível ou mesmo provocando uma avaria do motor.

Longos atrasos entre as trocas de óleo e o desgaste normal do motor também podem causar sujeira no óleo. Ficar sem uma troca do filtro de óleo pode resultar em óleo sujo também. Conforme observado pela empresa de pesquisa de mercado JD Power, o óleo do motor e o filtro de óleo precisam ser substituídos com mais frequência do que qualquer outro item em seu veículo.

Como saber quando o óleo do motor está sujo?

Um técnico automotivo treinado pode dizer quando o óleo do seu veículo está sujo. Mas você também pode detectar alguns sinais de óleo sujo por conta própria, prestando atenção na cor do óleo.

O óleo de motor novo em folha é tipicamente uma cor âmbar translúcida, semelhante à cor do mel. Depois que o óleo novo é adicionado, ele circula pelo bloco do motor para lubrificar as peças, redistribuir o calor, limpar o motor e combater a ferrugem e a corrosão. Com o tempo, no entanto, o óleo pode ficar contaminado, tornando-o mais escuro e mais espesso. Essas mudanças na cor e na viscosidade do óleo podem impedi-lo de funcionar como deveria!

O óleo se degrada com o tempo. Quanto mais tempo permanece, menos viscoso se torna e, portanto, menos eficaz será em manter vários componentes do motor devidamente lubrificados.

Com o passar do tempo, o óleo pode mudar de cor. Por exemplo, óleo de motor marrom ou cinza com uma consistência leitosa ou espumosa pode ser um sinal de contaminação de um vazamento de líquido de arrefecimento ou de excesso de marcha lenta do motor. A vermelhidão extrema do óleo pode significar um vazamento de fluido da transmissão automática.

Independentemente da cor para a qual o óleo muda, se você notar qualquer sinal de degradação do óleo, visitar os especialistas locais em cuidados com o carro para uma inspeção gratuita é a sua melhor aposta!

Fonte: Reprodução: Pinterest

Mantenha seu motor limpo com uma troca de óleo

Você está atrasado para uma troca de óleo? O petróleo é a força vital do seu veículo. Quando algo parece ou está errado com a sua cor, nível ou cheiro do óleo, é hora de fazer uma verificação, independentemente de ser hora de uma troca de óleo de rotina! Marque uma consulta hoje na mecânica mais próximo para serviços especializados de troca de óleo, reparos e recomendações de serviços de rotina.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mec%C3%A2nica