Algumas crenças estão tão arraigadas na sociedade que poucos entre nós as questionam. Um bom exemplo é a crença de que comprar uma casa é sempre um grande investimento que terá seu valor agregado.
Se você olhar para o que aconteceu na crise financeira de 2008, no entanto, essa crença é questionável. Embora a casa própria tenha seus benefícios e possa ser a opção certa para você, o aluguel pode ter várias vantagens sobre a compra, incluindo:
1. Amarre menos dinheiro
Quando você compra uma propriedade, você investe muito dinheiro nela. Existe o pagamento inicial, normalmente cerca de 20% do custo da casa, mais taxas de liquidação (taxas de avaliação, taxas de financiamento, seguro de título, imposto de transferência, garantia) que muitas vezes variam de cerca de 2 a 6% do preço de compra. Portanto, se você está comprando uma casa de $ 200.000, pode acumular mais de $ 50.000 em dinheiro.
Se você está flutuando em um mar de dinheiro, encontrar um lugar para investir pode ser a coisa certa a fazer. Mas se o dinheiro está um pouco apertado, você pode querer pensar duas vezes. Afinal, há valor em ter dinheiro em mãos para emergências financeiras, despesas e, claro, o custo de oportunidade de outras oportunidades de investimento que podem gerar um retorno maior.
2. Melhor fluxo de caixa
Não são apenas os custos iniciais a serem considerados ao comprar uma casa; são também os contínuos, incluindo pagamentos de hipotecas, impostos sobre a propriedade, seguro do proprietário (normalmente mais do que seguro do locatário), manutenção da casa e paisagismo. Também não é incomum que grandes necessidades de dinheiro ocorram sem aviso. Você pode se mudar para sua casa e acabar investindo em um novo telhado, aquecedor de água ou outro sistema físico ou mecânico, como o ar condicionado. Isso pode custar centenas ou milhares de reais.
3. Você não está preso!
O aluguel pode dar a você o máximo de flexibilidade para se mover quando o contrato terminar. Se você é novo na área, pode querer a opção de alterar seu local. Enquanto estiver alugando, você pode verificar diferentes bairros, encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades e, se desejar, mudar em menos de um ano (dependendo da duração do seu aluguel).
Além disso, é mais fácil mudar de emprego. Imagine o cenário em que seu empregador oferece a você um emprego dos sonhos em um estado diferente, mas sua disposição e capacidade de aceitá-lo são prejudicadas pelo caro bem que você possui (sua casa). Se você estiver alugando, simplesmente espere até que o aluguel termine e você possa se mudar.
Da mesma forma, se a vida der uma virada inesperada, como a perda do emprego, geralmente você pode diminuir o tamanho com relativa facilidade e cortar custos mais rapidamente do que se tivesse comprado uma casa.
4. Entre rapidamente
Às vezes, você deseja que as coisas aconteçam rapidamente, em dias ou semanas. Quando você está comprando uma casa, no entanto, não é assim que funciona. Você tem que procurar a casa, condomínio ou sobrado ideal, fazer a fiscalização da casa, obter o financiamento imobiliário e passar pelo processo de fechamento. Leva tempo e pode ser estressante. Se você está se mudando para uma nova cidade e deseja apenas se estabelecer em seu ambiente e trabalho, pode preferir pular o processo de compra de uma casa e viver a vida alugada.
5. Manutenção geralmente incluída
Ter uma casa acarreta preocupações com a manutenção, o que rendeu a algumas casas o nome de “poço de dinheiro”. Se você não for útil ou tiver coisas melhores para fazer do que consertar torneiras que vazam e remover a neve com uma pá, você provavelmente gostará da vida com manutenção incluída que vem com a maioria dos aluguéis. Além disso, você não terá que desperdiçar seus fins de semana capinando canteiros de flores e cortando grama. Ligar para a manutenção do prédio para cuidar de um vazamento no telhado, o ar condicionado que parou de funcionar ou algum outro componente mecânico do seu apartamento é muito mais livre de estresse (e financeiramente menos doloroso) do que cuidar do mesmo problema em uma casa você ter.
6. Comunidade interna
Na maioria das comunidades de aluguel, você mora perto de seus vizinhos e pode rapidamente fazer novas amizades. Isso também é verdade para muitas compras de casa, mas muitas vezes em comunidades de aluguel, as unidades estão mais próximas e naturalmente apresentam amplas oportunidades de socialização em áreas de amenidades comuns e talvez em clubes sociais organizados.
7. Não se preocupe com a depreciação da casa
É fácil ficar animado com a compra de imóveis quando há uma recuperação do mercado. No entanto, o ditado de que o que sobe também desce baseia-se em muita verdade. Na esteira da Grande Recessão e da crise financeira de 2008, muitos compradores de casas fizeram essa descoberta. Os proprietários de imóveis se viram submersos em suas hipotecas, com o valor da casa abaixo de suas obrigações financeiras. O aluguel pode protegê-lo dessas oscilações voláteis do mercado.
8. Amenidades dos ricos e famosos
Embora você tenha que compartilhar as comodidades com outras pessoas em sua comunidade, você pode ter acesso a instalações que apenas os muito ricos podem pagar em uma casa. Imagine relaxar na piscina em um dia quente de verão, ter um playground em seu quintal ou malhar na academia e depois relaxar os músculos na banheira de hidromassagem.
Portanto, quando você estiver pensando em alugar ou comprar, pense nas suas próprias necessidades. Quer mais flexibilidade com seu dinheiro e mobilidade? Você prefere não se preocupar com questões de manutenção e depreciação da casa? E você gostaria do estilo de vida de um condomínio que oferece comodidades que você não conseguiria pagar se estivesse comprando? Ter uma casa própria e comprar uma casa pode ser a opção certa para você, mas considere todos os fatores, incluindo os muitos benefícios do aluguel, e tome a melhor decisão para você. Existem muitas vantagens em alugar um apartamento.