O que é contabilidade?
A contabilidade é o trabalho ou processo de manter registros financeiros. É o registro, relatório e análise sistemáticos da atividade financeira (transações) de uma pessoa, empresa ou organização. Nos negócios, permite que as empresas analisem seu desempenho financeiro.
Além disso, a contabilidade permite que as empresas examinem seus resultados em relação a lucros, perdas, produtividade, tendências de vendas, custos, etc.
A contabilidade é uma ciência da informação que usamos para coletar, classificar e manipular informações financeiras. Não apenas empresas, mas também indivíduos, instituições de caridade e muitas outras entidades estão familiarizadas com a contabilidade. Quer saber mais sobre contabilidade, acesse contabilidaderevisa.com.br/
É fundamental em empresas e outras organizações como meio de determinar a estabilidade financeira.
De acordo com BusinessDictionary.com , a contabilidade é a “prática e corpo de conhecimento preocupado principalmente com métodos para registrar transações, manter registros financeiros, realizar auditorias internas, relatar e analisar informações financeiras para a administração e aconselhar sobre questões tributárias”.
“É um processo sistemático de identificar, registrar, medir, classificar, verificar, resumir, interpretar e comunicar informações financeiras.”
PRINCIPAIS VANTAGENS
- Independentemente do tamanho de uma empresa, a contabilidade é uma função necessária para a tomada de decisões, planejamento de custos e medição da medição do desempenho econômico.
- Um contador pode lidar com as necessidades básicas de contabilidade, mas um Contador Público Certificado (CPA) deve ser utilizado para tarefas de contabilidade maiores ou mais avançadas.
- Dois tipos importantes de contabilidade para empresas são a contabilidade gerencial e a contabilidade de custos. A contabilidade gerencial ajuda as equipes de gerenciamento a tomarem decisões de negócios, enquanto a contabilidade de custos ajuda os proprietários de negócios a decidir quanto um produto deve custar.
- Os contadores profissionais seguem um conjunto de padrões conhecido como Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) ao preparar as demonstrações financeiras.
Prós de uma carreira contábil
Há muito o que amar sobre uma carreira em contabilidade. Saiba mais sobre algumas das vantagens que você pode esperar ao seguir essa profissão.
1. Existe um plano de carreira claro
Se você está estudando contabilidade, está aprendendo habilidades práticas sobre como processar números e analisar custos que os empregadores precisam. Isso lhe dá uma carreira muito mais clara em comparação com alguém que opta por estudar inglês ou filosofia, onde os resultados potenciais da carreira são mais difíceis de definir.
Se você optar por se formar em contabilidade, terá uma ideia bastante sólida de onde sua carreira o levará. Embora existam diferentes tipos de contadores no campo, os deveres que você terá e as habilidades que você usará serão geralmente os mesmos, o que significa que você sabe para o que está se inscrevendo.
2. É um campo de trabalho estável e crescente
A contabilidade não é uma profissão que vai desaparecer tão cedo. Praticamente todas as empresas precisam de um contador ou de uma equipe inteira de contabilidade, e até mesmo a pessoa comum tem motivos para contratar um contador de tempos em tempos.
As perspectivas de emprego em contabilidade devem crescer nos próximos anos. Enquanto as pessoas precisarem de ajuda com impostos e enquanto as empresas existirem, haverá necessidade de contadores.
3. Você terá potencial para crescimento profissional
Após a formatura, você pode começar como um associado iniciante, mas o potencial de crescimento pode ser grande. Muitos graduados em contabilidade começarão como contadores de equipe, auditores juniores em contabilidade pública ou assistentes no escritório do controlador em contabilidade privada à medida que começam a traçar suas carreiras.
Depois de se estabelecer e ganhar experiência, o avanço na carreira pode ser alcançado por meio de desempenho no trabalho e educação ou certificações adicionais, como se tornar um contador profissional certificado.
Como funciona a contabilidade
A contabilidade é uma das funções principais de quase todas as empresas. Pode ser administrado por um guarda-livros ou contador em uma pequena empresa, ou por departamentos financeiros de grande porte com dezenas de funcionários em empresas maiores. Os relatórios gerados por vários fluxos de contabilidade, como contabilidade de custos e contabilidade gerencial, são inestimáveis para ajudar a administração a tomar decisões de negócios informadas.
As demonstrações financeiras que resumem as operações, a posição financeira e os fluxos de caixa de uma grande empresa em um determinado período são relatórios concisos e consolidados com base em milhares de transações financeiras individuais. Como resultado, todas as designações contábeis são o culminar de anos de estudo e exames rigorosos combinados com um número mínimo de anos de experiência prática em contabilidade.
Embora as funções básicas de contabilidade possam ser administradas por um contador, a contabilidade avançada normalmente é administrada por contadores qualificados que possuem designações como Contador Público Certificado (CPA) ou Contador de Gerenciamento Certificado (CMA) nos Estados Unidos. 2 3 No Canadá, as três designações legadas – o Revisor Oficial de Contas (CA) , Contador Geral Certificado (CGA) e Contador de Gestão Certificado (CMA) – foram unificadas sob a designação de Contador Profissional Certificado (CPA).
Tipos de contabilidade
Contabilidade Financeira
A contabilidade financeira refere-se aos processos usados para gerar as demonstrações financeiras intermediárias e anuais. Os resultados de todas as transações financeiras que ocorrem durante um período contábil são resumidos no balanço patrimonial, na demonstração do resultado e na demonstração do fluxo de caixa. As demonstrações financeiras da maioria das empresas são auditadas anualmente por uma firma CPA externa. Para alguns, como empresas de capital aberto, as auditorias são uma exigência legal. 6 No entanto, os credores normalmente também exigem os resultados de uma auditoria externa anual como parte de seus compromissos de dívida. Portanto, a maioria das empresas fará auditorias anuais por um motivo ou outro.
Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial usa muitos dos mesmos dados da contabilidade financeira, mas organiza e utiliza as informações de maneiras diferentes . Ou seja, na contabilidade gerencial, um contador gera relatórios mensais ou trimestrais que a equipe de gestão de uma empresa pode usar para tomar decisões sobre como a empresa opera. A contabilidade gerencial também abrange muitas outras facetas da contabilidade, incluindo orçamento, previsão e várias ferramentas de análise financeira. Essencialmente, qualquer informação que possa ser útil para a administração cai sob esse guarda-chuva.
Contabilidade de custos
Assim como a contabilidade gerencial ajuda as empresas a tomar decisões sobre gerenciamento, a contabilidade de custos ajuda as empresas a tomar decisões sobre custos. Essencialmente, a contabilidade de custos considera todos os custos relacionados à produção de um produto. Analistas, gerentes, proprietários de negócios e contadores usam essas informações para determinar quanto devem custar seus produtos . Na contabilidade de custos, o dinheiro é considerado um fator econômico na produção, enquanto na contabilidade financeira, o dinheiro é considerado uma medida do desempenho econômico de uma empresa.
Requisitos para contabilidade
Na maioria dos casos, os contadores usam os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP) ao preparar as demonstrações financeiras. O US GAAP é um conjunto de padrões e princípios projetados para melhorar a comparabilidade e consistência dos relatórios financeiros entre os setores. Seus padrões baseiam-se na contabilidade de partidas dobradas, um método no qual todas as transações contábeis são inseridas como débito e crédito em duas contas separadas do razão geral que serão acumuladas no balanço patrimonial e na demonstração de resultados.
Na maioria dos outros países, é usado um conjunto de normas regidas pelo International Accounting Standards Board, denominado International Financial Reporting Standards (IFRS).
Exemplo de contabilidade
Para ilustrar a contabilidade por partidas dobradas, imagine que uma empresa envie uma fatura a um de seus clientes. Um contador que usa o método de partidas dobradas registra um débito nas contas a receber, que flui para o balanço patrimonial, e um crédito na receita de vendas, que flui para a demonstração do resultado.