Talvez você tenha uma moto que não está iniciando, ou talvez queira garantir que sua moto não chegue a esse ponto.
Seja qual for o motivo, você veio ao artigo certo para aprender como verificar a saúde da sua bateria.
Existem alguns testes que podemos executar apenas com a bateria de moto bh, em vez de com todo o sistema de carregamento, com uma variedade de ferramentas. Observe que existem vários testes e ferramentas disponíveis no mercado e muito poucos testam uma bateria de maneira abrangente. Felizmente, o bom senso e algumas verificações revelam a maioria dos problemas de bateria com bastante facilidade. Iremos primeiro em ordem de dificuldade, que coincide com o custo do equipamento de teste necessário.
Etapa 1. Verifique se você realmente tem um problema mecânico
Seu cavalete está levantado? Sua embreagem está puxada? Freqüentemente, nas bicicletas modernas, há interruptores elétricos que não permitem a partida da bicicleta se essas duas condições não forem atendidas. A chave da bicicleta está na posição de ignição? Esses problemas não são da bateria, mas simularão os problemas que uma bateria ruim exibe.
Etapa 2. Depois de verificar se há um problema, verifique se há um problema de bateria
A mecânica nunca descreve um problema inicial como “não funcionando”. Os problemas iniciais são “sem manivela” ou “sem partida”. Se o motor de partida da moto parecer que está ligando o motor na velocidade apropriada, é provável que a sua condição de não arranque não seja uma bateria ruim. Embora o sistema elétrico da sua bicicleta seja bastante complexo, o sistema de partida realmente não é. Os problemas de partida geralmente estão relacionados à bateria. Questões iniciais geralmente não são.
Um teste rápido, mesmo que você esteja ao lado da estrada, é acender o farol da bicicleta e caminhar até a frente da bicicleta. Um farol fraco e escuro é um excelente indicador de que a sua bateria não está preparada para iniciar a sua máquina da liberdade. Observe que muitas motocicletas modernas têm um circuito para acender o farol somente depois que a moto está funcionando, portanto esse teste não funcionará com elas. (Se você estiver em sua garagem, você pode simplesmente acender um farol conectado por um fio à bateria, se souber, independentemente de como a bicicleta esteja conectada.)
Etapa 3. Execute um teste de tensão permanente
O que estamos prestes a discutir é válido para as baterias padrão de chumbo-ácido e AGM (tapete de vidro absorvido). Baterias de um tipo de construção diferente podem ter procedimentos e especificações de teste diferentes. (As baterias de lítio vêm à mente imediatamente como uma bateria com um cenário de uso e teste diferente. Se você tiver uma, consulte as recomendações do fabricante da bateria.)
As baterias precisam de tensão e corrente, mas testar a tensão é fácil – tudo o que você precisa é de um multímetro, também conhecido como DVOM (Digital Volt and Ohm Meter). Conecte os fios no multímetro. O fio preto entra na porta que diz “COM” (ponto comum) e o fio vermelho fica conectado na porta que possui um capital “V”. Ligue o multímetro na seção 20V DC da balança. (Se você possui um medidor de faixa automática, vá para “V”, porque você não terá uma balança.) Com a bicicleta completamente desligada, toque o fio preto no lado negativo da bateria e o fio vermelho no post positivo. Registre a tensão.
Mesmo que você esteja testando uma bateria de 12 volts, saiba que uma bateria realmente de 12,0 volts é uma âncora de barco. A tabela a seguir mostra como a tensão da bateria corresponde ao estado de carga a 80 graus F:
Observe que a maioria de vocês vai parar por aqui. Você provavelmente descobrirá que sua bateria está disparada. Você pode tentar carregar a bateria, possivelmente com bons resultados, ou também pode querer substituir a bateria.
Etapa 4. Execute um teste de tensão de partida
Você pode realizar um teste com a bateria sob carga (funcionando) para ter uma idéia da corrente que flui através dela. Observe que essa não é a maneira “correta” de fazer isso, mas é outra pista para ajudá-lo a confirmar ou negar a saúde da sua bateria. Conecte seu DVOM da mesma maneira que você fez para o teste de tensão em pé e peça a um assistente para iniciar o processo. Enquanto o motor de partida estiver girando, observe a tensão. O motor de partida deve estar funcionando na velocidade normal. Uma boa bateria não deve cair abaixo de 9,6 volts em 10 segundos ou mais.
Etapa 5. Execute um teste de desenho atual
Se você possui um testador de carga (uma “torradeira”, assim denominada porque a energia elétrica é convertida em calor, tornando o dispositivo bastante quente quando em uso), agora é a hora de usá-lo. A realização de testes atuais depende em grande parte do estilo do testador, portanto, encaminhá-lo-emos ao manual de instruções do seu testador. Estes são geralmente mais progressivos do que a natureza “vai / não vai” do teste de tensão de partida. A pilha de carbono imita uma carga elétrica real. Ele se conecta e o operador pressiona um botão com mola para aplicar uma carga de tamanho conhecido para observar o comportamento da bateria.
Etapa 6. Execute seu reparo (cobrar ou substituir)
Se a bateria estiver fraca, carregue-a e talvez veja por que ela pode estar fraca. Se a bateria estiver com defeito, substitua-a . Se você carregou a bateria, verifique-a novamente!
Etapa 7. Solucionar problemas da causa do problema
Em algum momento do seu teste, você provavelmente falhou em um desses testes. Caso contrário, sua partida pode estar consumindo uma quantidade inaceitável de corrente ou você pode ter cabos de bateria danificados ou corroídos. (Se você souber como fazê-lo, um teste de queda de tensão deve ser o próximo teste a ser executado.) Não ignore relés, interruptores, fiação e solenoides em sua pesquisa também. Um empate parasitário também pode estar na raiz da bateria ruim. (A bicicleta possui um desenho parasitário normal, como um relógio ou uma luz de alarme de segurança piscando?)
Claro, talvez estivesse frio e você esqueceu de ligar o carregador de bateria. Ou talvez seu estator esteja ficando fraco e não consiga fornecer à sua bateria suco suficiente para carregar. Talvez o seu regulador de tensão não esteja regulando. Quem sabe? No entanto, posso lhe dizer isso: ignorar o problema não funcionará por muito tempo, se for o caso. Descubra por que sua bateria ficou ruim!
Lembre-se também de que uma bateria que está apenas passando nesses testes provavelmente ficará pior rapidamente. Às vezes, substituir uma bateria é financeiramente doloroso, mas é a coisa certa a fazer. Se você estiver em um passeio frio no outono, por exemplo, essa bateria poderá disparar excrementos na hora errada. Deseja apostar que o operador do caminhão de reboque em que você confia tem uma mesa e sabe como carregar e amarrar uma motocicleta sem danificá-la? Um reboque é mais barato que uma bateria?
Lembre-se também de que os componentes do sistema de carregamento são muito caros e o trabalho para alcançá-los também! Baterias ruins carregam um fardo pesado no sistema de carregamento de uma bicicleta. Uma bateria de US $ 100 empalidece em comparação com os US $ 500 que você pode gastar para substituir um estator que sua bateria acabou.
Felizmente, você aprendeu algumas coisas e avaliou o estado de carga da sua bateria com precisão. Se precisar de mais ajuda, envie um comentário e tentarei ajudá-lo, ou um de nossos outros leitores úteis entrará em contato.
- FONTE: https://g1.globo.com/
- FONTE: https://www.r7.com/
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/