Portanto, você precisa investir um cuidado extra para manter a bateria do seu carro funcionando. A estação chuvosa pode ser severa para a bateria, com a umidade causando danos consideráveis. Em outras palavras, se você não fizer a manutenção da bateria durante a estação das chuvas, pode ser necessário optar pela substituição da bateria do carro . Algumas medidas simples podem ajudá-lo a manter a bateria segura e evitar a necessidade de substituir a bateria do carro no futuro, incluindo:
1. Procure por sinais de corrosão
Você pode não perceber isso, mas o solvente da bateria do seu carro contém uma mistura de vários ácidos. Com o tempo, o fluido evapora na forma de gás, levando ao vazamento da bateria. A expulsão desses gases produz uma reação química, combinada com outras substâncias. Devido a isso, você pode notar algum material verde-branco ao redor do terminal negativo. Este sinal indica que sua bateria está corroída. Em outras palavras, o fluxo de energia através da bateria é insuficiente para alimentar seu carro adequadamente, o que resulta em energia instável. Esta é a razão pela qual você precisa limpar os terminais da bateria regularmente.
2. Limpe a bateria
Conforme mencionado acima, você deve limpar a bateria do seu carro de vez em quando. Felizmente para você, esse processo é simples. Você só precisa seguir algumas etapas, começando com a montagem das seguintes ferramentas:
- Água destilada
- Uma nova escova de dentes pequena
- Limpador de ponto de contato eletrônico
Comece embebendo os terminais com água. Em seguida, pegue a escova de dentes e esfregue os terminais e a área ao redor deles. Se você notar um resíduo de pó esverdeado, talvez seja necessário esfregar com mais força. Após isso, pulverize o limpador nos postes, após o qual é necessário esfregar o ganho para remover totalmente a corrosão. Em seguida, você tem que secar os pólos e terminais, deixando um pouco mais de limpeza nos terminais e na bateria.
Você pode ir mais longe e lubrificar os postes e terminais, a fim de evitar corrosão no futuro.
3. Aperte os terminais
Lembre-se de que o risco de corrosão aumenta se você não parafusar os terminais da bateria com força suficiente nos pólos. O espaço entre os postes e os terminais dá espaço para que os gases evaporem e se assentem, permitindo a materialização do resíduo. Sem falar que a presença de corrosão pode fazer com que os terminais fiquem no lugar, em contato. No entanto, você pode se perguntar se a limpeza da corrosão pode fazer com que os terminais se soltem. Em vez disso, certifique-se de aparafusar os terminais com firmeza.
4. Substitua a bateria a tempo
Chegará um momento em que você terá que procurar um serviço de troca de bateria de carro . Lembre-se de que a bateria do seu carro tem uma vida útil limitada. A corrosão pode se instalar nos terminais da bateria por causa da evaporação do gás, mas no caso dos cabos dos terminais, eles geralmente não possuem materiais à prova de ferrugem. Este é o motivo pelo qual você eventualmente terá que substituir a bateria. Uma solução simples pode ser investir em cabos mais resistentes e confiáveis, mas isso só atrasará o inevitável. Embora existam alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de substituição da bateria do carro, uma partida lenta do motor do carro, verifique se a luz do motor está acesa, isso significa que a bateria está diminuindo a velocidade, uma caixa de bateria deformada, uma bateria velha, um mau cheiro, estes são alguns sinais que mostram que a bateria do seu carro precisa ser substituída.
FONTE: https://g1.globo.com/
FONTE: https://www.r7.com/
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
FONTE: https://noticias.uol.com.br/