O que é doença renal?
Os rins são dois órgãos do tamanho de um punho localizados na parte inferior da caixa torácica. Existe um rim de cada lado da coluna.
Os rins são essenciais para um corpo saudável. Eles são os principais responsáveis pela filtragem de produtos residuais, excesso de água e outras impurezas do sangue. Essas toxinas são armazenadas na bexiga e removidas durante a micção. Os rins também regulam os níveis de pH, sal e potássio no corpo. Eles produzem hormônios que regulam a pressão arterial e controlam a produção de glóbulos vermelhos. Os rins até ativam uma forma de vitamina D que ajuda o corpo a absorver o cálcio.
A doença renal afeta aproximadamente 26 milhões de adultos. Ocorre quando seus rins são danificados e não conseguem realizar sua função. Os danos podem ser causados por diabetes, pressão alta e várias outras condições crônicas (de longo prazo). A doença renal pode levar a outros problemas de saúde, incluindo ossos fracos, danos nos nervos e desnutrição.
Se a doença piorar com o tempo, seus rins podem parar de funcionar completamente. Isso significa que a diálise será necessária para realizar a função dos rins. A diálise é um tratamento que filtra e purifica o sangue por meio de uma máquina. Não pode curar doenças renais, mas pode prolongar sua vida.
Quais são os tipos e causas da doença renal?
Doença renal crônica
A forma mais comum de doença renal é a doença renal crônica . A doença renal crônica é uma doença crônica que não melhora com o tempo. Geralmente é causada por pressão alta.
A pressão arterial elevada é perigosa para os rins porque pode aumentar a pressão sobre os glomérulos. Os glomérulos são os minúsculos vasos sanguíneos dos rins onde o sangue é limpo. Com o tempo, o aumento da pressão danifica esses vasos e a função renal começa a declinar.
A função renal eventualmente se deteriorará a ponto de os rins não poderem mais realizar seu trabalho adequadamente. Nesse caso, uma pessoa precisaria fazer diálise. A diálise filtra o fluido extra e os resíduos do sangue. A diálise pode ajudar a tratar a doença renal, mas não pode curá-la. Um transplante de rim pode ser outra opção de tratamento, dependendo das circunstâncias.
O diabetes também é uma das principais causas de doença renal crônica. Diabetes é um grupo de doenças que causa níveis elevados de açúcar no sangue. O aumento do nível de açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos dos rins ao longo do tempo. Isso significa que os rins não conseguem limpar o sangue adequadamente. A insuficiência renal pode ocorrer quando seu corpo fica sobrecarregado com toxinas.
Pedras nos rins
Pedras nos rins são outro problema renal comum. Eles ocorrem quando minerais e outras substâncias do sangue se cristalizam nos rins, formando massas sólidas (pedras). As pedras nos rins geralmente saem do corpo durante a micção. A passagem de cálculos renais pode ser extremamente dolorosa, mas raramente causam problemas significativos.
Glomerulonefrite
A glomerulonefrite é uma inflamação dos glomérulos. Os glomérulos são estruturas extremamente pequenas dentro dos rins que filtram o sangue. A glomerulonefrite pode ser causada por infecções, medicamentos ou anomalias congênitas (distúrbios que ocorrem durante ou logo após o nascimento). Muitas vezes fica melhor por conta própria.
Doença renal policística
A doença renal policística é uma doença genética que causa o crescimento de vários cistos (pequenos sacos de líquido) nos rins. Esses cistos podem interferir na função renal e causar insuficiência renal. (É importante observar que os cistos renais individuais são bastante comuns e quase sempre inofensivos. A doença renal policística é uma doença separada e mais séria.)
Infecções do trato urinário
As infecções do trato urinário (ITUs) são infecções bacterianas de qualquer parte do sistema urinário. As infecções na bexiga e na uretra são as mais comuns. Eles são facilmente tratáveis e raramente causam mais problemas de saúde. No entanto, se não forem tratadas, essas infecções podem se espalhar para os rins e causar insuficiência renal.
Quais são os sintomas da doença renal?
A doença renal é uma condição que pode facilmente passar despercebida até que os sintomas se tornem graves. Os sintomas a seguir são sinais de alerta de que você pode estar desenvolvendo doença renal:
- fadiga
- Dificuldade de concentração
- dificuldade em dormir
- pouco apetite
- cãibra muscular
- pés / tornozelos inchados
- inchaço ao redor dos olhos pela manhã
- pele seca e escamosa
- micção frequente, especialmente tarde da noite
Os sintomas graves que podem significar que sua doença renal está progredindo para insuficiência renal incluem:
- náusea
- vomitando
- perda de apetite
- mudanças na produção de urina
- Retenção de fluidos
- anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos)
- diminuição do desejo sexual
- aumento repentino nos níveis de potássio (hipercalemia)
- inflamação do pericárdio (saco cheio de líquido que cobre o coração)
Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal?
Pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver doenças renais. O diabetes é a principal causa de doença renal, respondendo por cerca de 44% dos novos casos. Você também pode ter maior probabilidade de desenvolver doença renal se:
- tem pressão alta
- ter outros membros da família com doença renal crônica
- são idosos
- são de ascendência africana, hispânica, asiática ou indígena americana
Como a doença renal é diagnosticada?
O seu médico determinará primeiro se você pertence a algum dos grupos de alto risco. Eles então farão alguns testes para ver se seus rins estão funcionando corretamente. Esses testes podem incluir:
Taxa de filtração glomerular (TFG)
Este teste medirá o funcionamento dos rins e determinará o estágio da doença renal.
Exame de ultrassom ou tomografia computadorizada (TC)
Ultrassons e tomografias computadorizadas produzem imagens nítidas dos rins e do trato urinário. As fotos permitem que seu médico veja se seus rins são muito pequenos ou grandes. Eles também podem mostrar quaisquer tumores ou problemas estruturais que possam estar presentes.
Biópsia renal
Durante uma biópsia renal, o médico removerá um pequeno pedaço de tecido do rim enquanto você está sedado. A amostra de tecido pode ajudar o médico a determinar o tipo de doença renal que você tem e a quantidade de danos ocorridos.
Teste de urina
Seu médico pode solicitar uma amostra de urina para testar a albumina. A albumina é uma proteína que pode ser excretada pela urina quando seus rins estão danificados.
Teste de creatinina no sangue
A creatinina é um resíduo. É liberado no sangue quando a creatina (uma molécula armazenada no músculo) é quebrada. Os níveis de creatinina no sangue aumentarão se os rins não estiverem funcionando bem.