Antes de diagnosticar os problemas da embreagem, é importante entender o que é uma embreagem e como ela funciona em relação ao trem de força do seu veículo . Uma embreagem é um componente mecânico em um veículo ou outro dispositivo mecânico que engata e desengata um trem de força ou transmissão entre vários eixos rotativos.
A embreagem conecta esses dois eixos, permitindo travar e girar na mesma velocidade ou desacoplar e girar em velocidades diferentes. Na maioria dos veículos, a embreagem fica entre o motor e o eixo de transmissão principal, modulando o torque e a potência do motor para as rodas. O torque é simplesmente qualquer força aplicada à distância. É medido em libras-pé ou metros newton.
Um conjunto de embreagem tradicional contém os seguintes componentes:
- Disco de embreagem – conecta-se à transmissão
- Mecanismo de liberação (mecânico ou hidráulico)
- Cabo – conecta-se entre o pedal da embreagem e o garfo
- Articulação – conecta o garfo à placa de pressão
- Placa de pressão – conecta-se ao disco de embreagem
- Volante – conecta-se ao motor
- Rolamento Piloto –
- Rolamento de liberação ou “lançamento”
- Garfo de embreagem – modula a força entre a placa de pressão e a embreagem por meio de ligação
QUAIS SÃO OS SINAIS DE UMA EMBREAGEM DESLIZANTE?
Se os mecânicos das oficinas de transmissão se referem ao deslizamento da embreagem, isso significa que o material de fricção da embreagem está gasto. Sua embreagem só engata por fricção, portanto, se não houver material para fornecer esse atrito, sua embreagem não engatará corretamente. Se a embreagem estiver escorregando, você sentirá que, conforme solta o pedal e acelera, o veículo se move lentamente, enquanto o motor gira mais alto. Você também pode notar a liberação da embreagem mais cedo do que o esperado, sem muita necessidade de pressão.
Causas potenciais que levam a uma embreagem deslizante:
- A articulação da embreagem ou o cabo precisa de ajuste porque o cabo está emperrado ou a caixa do cabo está cheia de ferrugem.
- A articulação da embreagem está torta, desalinhada ou danificada.
- A placa de pressão está enfraquecida ou empenada.
- O conjunto da embreagem está contaminado com óleo devido ao vazamento de óleo do motor ou da transmissão.
- Suportes do motor quebrados.
Lembre-se de que, se a embreagem não for liberada corretamente, ela continuará girando o eixo piloto. Isso pode causar atrito e impedir que o carro engate. Alguns motivos comuns pelos quais uma embreagem pode travar são:
- Cabo de embreagem quebrado ou esticado – O cabo precisa da quantidade certa de tensão para empurrar e puxar com eficácia.
- Cilindros escravo e / ou da embreagem mestre com vazamento ou defeituosos – Vazamentos impedem que os cilindros criem a quantidade necessária de pressão.
- Ar na linha hidráulica – o ar afeta o sistema hidráulico ocupando o espaço de que o fluido precisa para aumentar a pressão.
- Articulação mal ajustada – quando seu pé pisca no pedal, a articulação transmite a quantidade errada de força.
- Componentes da embreagem incompatíveis – Nem todas as peças de reposição funcionam com a sua embreagem.
SINTOMA DE FALHA DA EMBREAGEM : O PEDAL DA EMBREAGEM FAZ RUÍDOS AO ENGATAR E DESENGATAR
Se você ouvir um ruído ao pressionar o pedal da embreagem ou soltá-lo, ou ambos quando o motor estiver desligado, provavelmente é um problema com o mecanismo de liberação da embreagem ou “garfo da embreagem”.
O garfo da embreagem é um dispositivo de liberação hidráulica ou mecânica que ajuda a engatar e desengatar a embreagem. Você ouvirá ruídos quando o lubrificante secar e o mecanismo se desgastar. Um cabo, haste ou conexão também pode arranhar e causar rangidos ou estalos.
SINTOMA DE FALHA DA EMBREAGEM: O PEDAL DA EMBREAGEM TREME QUANDO VOCÊ ACELERA
Quando o pedal da embreagem vibra, isso significa que o disco da embreagem está perdendo o controle do volante de forma intermitente.
As possíveis causas de vibração ou vibração incluem:
- Revestimento do disco de embreagem (material de fricção) desgastado
- Revestimento do disco da embreagem queimado ou contaminado com óleo
- Disco de embreagem envidraçado
- Cubo do disco de embreagem com estrias desgastadas
- Placa de pressão empenada ou volante
- Mola do diafragma da placa de pressão enfraquecida ou com dedos quebrados (quicando)
- Placa de pressão com pontos quentes
- Rolamento piloto desgastado ou danificado
- Volante gasto
SINTOMA DE FALHA DA EMBREAGEM: O PEDAL DA EMBREAGEM É DIFÍCIL DE ENGATAR
Cada embreagem requer uma certa quantidade de entrada ou força do acionamento para ser totalmente pressionada e engatada. Se você estiver pressionando com muita força para engatar a embreagem, há um problema com o mecanismo de liberação. Em aplicações mecânicas, trata-se de uma articulação de pedal, cabo, eixo cruzado ou esfera pivô para colar ou prender. Para sistemas hidráulicos, isso será um bloqueio ou vedações gastas em seu sistema hidráulico. Em sistemas mecânicos, verifique o cabo, a articulação, o garfo da embreagem, a placa de pressão e o rolamento de saída e veja se tudo está devidamente lubrificado ou desgastado.
CONECTE-SE COM A RS EMBREAGEM HOJE!
Se você tiver alguma dúvida sobre os sintomas de falha da embreagem ou se precisar de um serviço de transmissão ou reforma, ligue para a RS EMBREAGEM hoje mesmo. Somos uma oficina familiar de consertos de transmissão baseada em valores e integridade e teremos o maior prazer em responder às suas perguntas.