O que é o processo da soldagem

A Soldagem é um processamento empregado para a casamento de materiais, especialmente metais e suas ligas, por meio da liga aproximadamente imediata, seguida da concreção dos materiais, no momento em que expostos a uma fonte de calor. Bastante empregado na indústria em maior parte, o processamento de soldagem serve para a construção e recuperação de peças, equipamentos e estruturas metálicas. A sua aplicação atinge a partir de pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, carros, etc.). Há vários tipos de processos de soldagem e cada um tem sua aplicação adequada. Sabendo disso, iremos entregar cada processamento de soldadura, dando um irrelevante sinopse sobre cada um.


ARGOLA ATIVO


O processamento de soldagem por Argola Ativo necessita de um eletrodo (consumível que transfere força e fecha o giro com as peças soldadas), um material amigo para evitar a enferrujamento e contaminação do cordão de soldadura ao longo o estado líquido e uma fonte de preocupação e corrente ( encarregado pelo entrega de força para liga e refeição do giro ). Os processos de soldagem a argola ativo mais usados são: com eletrodo calçado, TIG, MIG/MAG, dinheiro tubulado e plasma.


ELETRODO CALÇADO


Devido a facilidade deste processamento, a soldadura com eletrodo calçado é o princípios mais empregado pelos soldadores. Oferece uma maior flexibilidade comparado aos demais tipos de soldadura e pode ser realizada em locais de complicado acesso ou mutabilidade. Além disso, devido a ampla diversidade de eletrodos no mercado e cada um abraçando a personalidade de realizar os próprios gases de proteção, tornam dispensáveis a uso de gases adicionais, reduzindo os custos do processamento.


A Soldagem com eletrodo calçado é usada na construção e produção de vários equipamentos e estruturas, uma vez que pode ser usada para soldar uma grande diversidade de materiais, como por exemplo: aço puro, ferro fundido, alumínio, cobre, dinheiro, entre outros.

TIG


O processamento TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) imagina uma soldadura aberta e de alta qualidade. Como não é produzida escória, a momento de introdução da mesma no metal de soldadura é eliminada, e a soldadura não necessita de higienização no final do processamento. Em maior parte, este processamento apresenta um ótimo morrer e menor perigo de corrosão.


Pode ser usada para aproximadamente todos os metais e o processamento pode ser manual ou automático. A soldagem é amplamente usada para soldadura com alumínio e com ligas de aço puro no qual a honra da soldadura é de extrema valia. É similarmente usada para juntas de alta qualidade em indústrias nucleares, químicas, aeronáuticas e de alimentos. Os tipos de gases mais recomendados para o processamento TIG são argônio, hélio ou combinação entre estes 2 gases.

MIG/MAG


Processamento bastante flexível que proporciona soldagens de qualidade com grande produtividade, especialmente no momento em que comparado com processos manuais como eletrodos revestidos. O processamento ficou definido como MIG/MAG, ou seja, MIG ( metal inert gas), no momento em que o animação de proteção empregado para proteção da poça de liga é preguiçoso, ou MAG ( metal active gas), no momento em que o animação de proteção da poça de liga é ligado.


De maneira maior parte, este processamento apresenta bom morrer, é de possível cirurgia, alta produtividade e baixo esforço. No entanto, pode acontecer a figura de respingos e alta autenticidade de formação de poros.

PLASMA


Nos dias de hoje é o processamento com maior desenvolvimento na indústria, nas instalações industriais e nas oficinas em maior parte como ótimo ferramenta para o corte de metais, em virtude da rapidez e definição do corte. Hoje em dia sua aplicação já está substituindo mais processos como o oxicorte, para em chapas grossas, e o laser, para chapas finas ou de metais não ferrosos.

DINHEIRO TUBULADO


O processamento de soldagem com Dinheiro Tubulado é muito similar ao processamento MIG/MAG, até mesmo no que se refere aos equipamentos usados. No entanto, o dinheiro empregado na soldagem é tubulado, sendo seu interior cumprido por um movimento, o que protege a esse processamento qualidades especiais.


Neste processamento o dinheiro é calçado e acontece a refeição constante como na soldagem MIG. Isto acaba ficando em uma soldadura de alta qualidade, com argola estável e baixo nível de respingos. O utilização deste tipo de soldadura vem crescido incrivelmente nos últimos anos no mundo todo. As altas taxas de saída e o progresso de novos consumíveis possui levado as companhias a migrar para esse processamento.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/