Desentupir ralo de banheiro: aprenda como fazer

Quem nunca se deparou com um ralo de banheiro entupido? A água do chuveiro começa a não descer mais como deveria, isso sem enunciar o cheiro insuportável de esgoto quando o problema é um insuficientemente mais grave. No entanto, algumas dicas simples podem ajudar a eliminar essa complicação rapidamente, sem necessidade de utensílios complicados.

Dicas para desentupir o ralo

  • Pegue uma chave de fenda e remova a tampa do ralo, encontre o parafuso do cano e desparafuse-o. Caso seja necessário, pegue uma lanterna para ver o aqueduto. A maioria dos congestionamentos é causado por acrescimento de pelos e cabelos, e se eles ainda estiverem na superfície é fácil de removê-los.
  • Pegue um arame longo, coloque-o dentro do ralo procurando o que pode estar causando a obstrução. Ao encontrar, puxe com o arame e retire. Após isso, ligue o chuveiro para ver se a água está escoando devidamente.
  • Use um desentupidor e tente remover o que este entupindo o ralo, podem ser necessárias de 5 a 10 movimentações (para cima e para baixo. Retire o desentupidor e veja se o ralo este desentupido utilizando água.
  • Faça uma solução com ¾ de xícara de bicarbonato de sódio e ½ xícara de vinagre e despeje-a no ralo. Feche o ralo enquanto a reação ocorre e deixe lá por 30 minutos. Ferva água e derrube toda a água fervente no ralo de uma vez só. Verifique se desentupiu.

Use um desentupidor manual de ralo

Fios de cabelo e metas não vão se descondensar com nenhuma mistura. após, o ideal é que você tire esse emperramento de forma manual, para aí usar outras técnicas e assim garantir que o ralo fique desentupido. Nesse caso, você carecer usar luvas de borracha, de preferência que vão até acima dos cotovelos. Afinal de contas, será necessário enfiar a mão adentro do ralo.

Primeiramente, retire a tampa que geralmente protege esse tipo de abertura. Em seguida, olhe dentro do orifício para definir a obstrução. Você pode usar uma lanterna para facilitar essa processo. O próximo passo é enfiar a mão na abertura e assim puxar o obstáculo do cano. Se você não conseguir alcançar apenas com a sua mão, use o método 5 que iremos manifestar logo a seguir.

Coisas que entope o ralo do banheiro

  • Cabelo.
  • Sabonete.
  • Sujeira.

Sem sombra de dúvida um dos maiores inimigos dos ralos de banheiro são os cabelos, maiormente os mais compridos. Eles se juntam com outros resíduos, como óleos naturais do corpo, raspe e outros tipos de substâncias, e com isso formam barreiras dentro das acecas. Sujeiras de modo geral ainda podem entupir ralos e canos. Muitas vezes quando tomamos banho, as sujeiras não conseguem seguir o fluxo e acabam ficando nas paredes internas dos encanamentos, fazendo assim que você tenha complicações com entupimentos. Os sabonetes de modo geral, mas principalmente os em barra, possuem gorduras em sua composição. E essa gordura combinada com outras substâncias, como asquerosidade e minerais, acaba diplomando uma massa dura nos encanamentos, o que acaba entupindo os canos.

Como evitar entupimentos do ralo de banheiro no futuro?

  • Use um protetor no ralo.
  • Sempre limpe o ralo depois do banho.
  • Não deixe pedaços de sabonete caiam no ralo.

Uma das dicas mais importante para evitar esse tipo de problema é comprar um protetor de ralo. Com esse tipo de item você consegue evitar que resíduos como peças de sabonete, fios de cabelo ou até mesmo matérias acabam indo para dentro do encanamento. Por mais chata que essa tarefa possa parecer, ela é importante depois de toda vez que alguém tomar banho. Se cada um dos usuários do banheiro limpar o ralo abaixo de tomar banho, será mais árduo a formação de bolas de cabelo e outros resíduos. Mais uma das dicas para evitar entupimentos do ralo é não deixar pedaços de sabonete caírem nele. Quando esse tipo de produto se une dentro do encanamento, juntamente com outros detritos, pode acabar criando barreiras difíceis de retirar.

Caso o problema não se resolva com as dicas, procure um profissional ou acesse: Desentupidora bh

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/